Fotos: Reprodução / Etec Fernandópolis
Da Redação
Na última semana, a Etec de Fernandópolis recebeu a intercambista Lizon Bernadette Edith Camer, vinda da França pelo Programa de Intercâmbio do Rotary. A estudante, que está residindo em Ouroeste pelo prazo de um ano, ingressou na 2ª série do Ensino Médio, no Itinerário Formativo de Linguagens e suas Tecnologias.
A recepção foi conduzida pela diretora Gislaine Lucatte, acompanhada da coordenadora Adriana, da orientadora educacional Danubia, da coordenadora pedagógica Indiara, da chefe acadêmica Marília e do professor Paulo Aranha, fluente em francês. Também participaram os responsáveis brasileiros da aluna. Na ocasião, Lizon conheceu as regras, direitos e deveres da escola, finalizando a integração com um tour pelos principais ambientes da unidade.
Durante a apresentação, Lizon compartilhou aspectos da cultura de seu país e destacou as regras de sua escola na França, como a proibição do uso de celular em sala, a exigência de uniforme e a restrição a roupas curtas. A estudante afirmou estar ansiosa para o início das aulas, marcado para 1º de setembro, e motivada para conviver com colegas da mesma faixa etária e aprimorar o português.
Para a direção da Etec, a presença da intercambista representa um enriquecimento cultural e acadêmico, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar a troca de experiências com alguém que traz uma nova visão de mundo, diferentes hábitos e outra língua.