EDUCAÇÃO

Universidade Brasil apoia atendimento médico e multiprofissional gratuito em comunidade indígena

Universidade Brasil apoia atendimento médico e multiprofissional gratuito em comunidade indígena

Professores e alunos realizaram cerca de 10 mil atendimentos na Reserva de Dourados (MS)

Professores e alunos realizaram cerca de 10 mil atendimentos na Reserva de Dourados (MS)

Publicada há 5 horas

Voluntários durante a 14ª Missão Univida / Foto: Divulgação / Fonte: UB

Da Redação

A Universidade Brasil (UB), instituição comprometida com a excelência acadêmica há mais de cinco décadas, participou da 14ª Missão Univida, iniciativa que leva saúde, assistência social e esperança a comunidades indígenas da Reserva de Dourados (MS) e aldeias vizinhas.

Ao longo de uma semana de atividades, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia e fisioterapia. Também houve distribuição de 70 toneladas de donativos, entre roupas, alimentos, medicamentos, brinquedos e cobertores, além de ações educativas e visitas domiciliares que alcançaram 12 comunidades indígenas.

Alunos dos cursos de Medicina e Odontologia da UB, supervisionados pela professora Adriana Garcia Costa, trabalharam em conjunto com mais de 300 voluntários de diversas instituições de ensino superior, com o objetivo de promover atendimento médico e multiprofissional gratuito, aliado à melhoria da qualidade de vida das populações em extrema vulnerabilidade social. Ao mesmo tempo, a ação proporcionou aos estudantes uma experiência de formação humana e prática profissional, que vai além dos muros da universidade.

Para a reitora da Universidade Brasil, Bárbara Costa, a participação reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a formação integral dos alunos. “A Missão Univida é um exemplo concreto de como conectamos o conhecimento técnico à realidade social e contribui diretamente para a formação de cidadãos conscientes, empáticos e mais preparados”, destaca Bárbara.

“Tive a oportunidade de vivenciar a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade, onde cada atendimento era mais do que um ato médico, era um encontro de histórias, afetos e esperança”, relata Mirelly Sabrina Almeida Coelho, estudante de Medicina da Universidade Brasil, que participou da ação pela primeira vez.

Além de impactar diretamente a vida das comunidades atendidas, a missão fortaleceu o desenvolvimento emocional e profissional dos universitários, estimulando competências como inteligência emocional, trabalho em equipe multicultural e responsabilidade social.

O trabalho também envolveu uma ampla mobilização prévia, com arrecadação de 70 toneladas de doações, campanhas de rifas e ações solidárias nos campi das instituições parceiras.

“Participar da Missão Univida sempre foi um sonho para mim, e ir representando a UB, é motivo de orgulho, sinto-me reconhecida quando ensino e tudo isso ecoou em mim, como mãe, mulher e profissional. Na sala de aula não conseguimos ensinar generosidade, solidariedade e compaixão e as experiências tocam mais do que nossas palavras”, conclui a professora da Universidade Brasil, Adriana Garcia Costa, que também esteve na Missão Univida pela primeira vez.

últimas