CULTURA

Escola JAP de Fernandópolis realiza a quarta edição do Café Filósofico

Escola JAP de Fernandópolis realiza a quarta edição do Café Filósofico

Cultura escolar viabilizou o contato dos estudantes com ideias plurais sobre temas variados

Cultura escolar viabilizou o contato dos estudantes com ideias plurais sobre temas variados

Publicada há 1 hora

Fotos: Reprodução / Fonte: Arquivo pessoal

Da Redação

A Escola Estadual “Joaquim Antônio Pereira” (JAP) realizou a quarta edição de seu Café Filosófico, evento destinado aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio parcial noturno. A partir do tema “A investigação e a curiosidade como bases para o aprender”, o IV Café Filosófico articulou apresentações culturais, palestras de membros da comunidade que atuam em diversos segmentos e momentos de confraternização entre os estudantes.

Idealizado em 2022 pelo professor Júnio César Sato Facio, o evento chegou à sua quarta edição alinhando palestras articuladas a temas inseridos no currículo dos estudantes. Participaram dessa edição: a jornalista e professora universitária, Ma. Andresa Caroline L. de Oliveira, com a palestra “Comunicação em tempos de mídias sociais”; o advogado e professor universitário, Me. André de Paula Viana, que palestrou sobre o tema “Sua opinião é livre... Mas é legal? Crime de opinião e os perigos da exposição digital”; o curador do Museu de Paleontologia de Fernandópolis e professor do Instituto Federal de Votuporanga, Dr. Carlos Eduardo M. de Oliveira, com a palestra “Paleontologia Regional”; e o analista-chefe de ações internacionais, Gerson Dias Brilhante Neto, que ministrou palestra com o tema “Investir no futuro: como o dinheiro pode trabalhar para você?”.

Na edição deste ano, além dos alunos das terceiras séries do Ensino Médio noturno, também participaram estudantes dos cursos de Direito, da Universidade Brasil; Administração, da Fundação Educacional de Fernandópolis e, da mesma instituição, alunos do curso de Jornalismo, que fizeram a cobertura do evento para suas redes sociais. Dessa maneira, o evento conseguiu integrar comunidades interna e externa a fim de familiarizar os estudantes com possíveis linguagens acadêmicas que eles encontrarão quando concluírem a Educação Básica.

Ao final de sua quarta edição, o Café Filosófico da escola JAP se consolidou como um evento da cultura escolar do período noturno da unidade e viabilizou o contato dos estudantes com ideias plurais sobre temas que estão inseridos no currículo escolar, no contexto das aulas e no cotidiano desses alunos.

últimas