SAÚDE

Saúde encerra campanha Setembro Amarelo com ações de acolhimento

Saúde encerra campanha Setembro Amarelo com ações de acolhimento

Atividades envolveram estudantes, profissionais da saúde e a população

Atividades envolveram estudantes, profissionais da saúde e a população

Publicada há 2 horas

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial finalizou as ações da campanha Setembro Amarelo com uma série de atividades voltadas à valorização da vida, à saúde mental e ao fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.

Durante todo o mês, as equipes da saúde mental promoveram ações de acolhimento, orientação e escuta, com destaque para as iniciativas realizadas pelo CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).

Entre as atividades, destacaram-se a ação “CAPS não é Meme”, as oficinas de valorização da vida desenvolvidas com funcionários das Unidades Básicas de Saúde e integrantes de projetos sociais, como o Projeto Girassol.

Na Escola Municipal Melvin Jones, os alunos do ensino fundamental participaram de uma palestra conduzida pela coordenadora da Rede, Maísa Borges, com o tema “Valorização da Vida”. A ação foi promovida em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), sob coordenação de Dalva Marques de Oliveira.

Como parte da atividade, os estudantes participaram de um momento simbólico: o plantio de sementes de girassol, em um espaço preparado pela escola. A dinâmica representou, de maneira lúdica, a importância de cultivar a vida com atenção e empatia.

A campanha também contou com atividades artísticas e culturais. A equipe do CAPS II preparou um momento especial com a composição e apresentação da música autoral “Amar é um Elo”, escrita por Fran Rezende.

Para finalizar a programação, foi realizada a exibição gratuita do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, no Teatro Municipal, aberta ao público. A atividade promoveu reflexão sobre a importância do diálogo, da escuta e do respeito às emoções e à individualidade.

O Setembro Amarelo foi marcado por ações integradas entre a rede de atenção Psicossocial, unidades de saúde, sociedade, escolas e universidades, que trabalham constantemente na promoção do cuidado em saúde mental e a valorização da vida.  

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas