POLICIAL

PC deflagra 5ª fase da Operação Cyberconnect; prejuízos de R$ 500 mil

PC deflagra 5ª fase da Operação Cyberconnect; prejuízos de R$ 500 mil

15 Mandados de Busca Domiciliares para esclarecerem diversos delitos de crimes virtuais

15 Mandados de Busca Domiciliares para esclarecerem diversos delitos de crimes virtuais

Publicada há 4 horas

Clique na imagem (ou aqui) para conferir o vídeo. Fonte: PC-SP

Da Redação

A Polícia Civil da Delegacia Seccional de Fernandópolis deflagrou na manhã deste dia 13.11.2025, a 5ª FASE da operação interestadual “Cyberconnect”, um trabalho conjunto entre os Políciais Civis da Delegacia de Investigações Gerais, da DISE, Núcleo do 1º e 2º DPs de Fernandópolis, Meridiano, Ouroeste e Indiaporã, bem como de policiais civis das localidades jurisdicionais no Estado de São Paulo, como São Vicente, Santos, Diadema, São Bernardo do Campo, São Paulo, Aguai, Pontal e Ribeirão Preto com 8 equipes, compostas por Delegados de Polícia, Investigadores de Polícia e Escrivães de Policia, e grande número de viaturas policiais que atuando nas ruas das cidades mencionadas com intuito de cumprir 15 Mandados de Busca Domiciliares e esclarecer diversos delitos de crimes virtuais, que resultaram em grandes prejuízos às vítimas da cidade de Fernandópolis.   

Tal mobilização policial resultou de um projeto de conexão cibernética desenvolvido pela Polícia Civil da região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo interior 5 (Deinter 5) e executada pelas Delegacias territoriais, especializadas e equipes vinculadas às Delegacias Seccionais de Fernandópolis, São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, Novo Horizonte, Votuporanga e Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic/Deinter 5), com suporte de inteligência dos respectivos analistas dos Centros e Unidade de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo.  

Tendo em vista a grande proporção que os crimes cibernéticos estão tomando, o projeto objetiva a promoção de ações de inteligência, investigação e recuperação de ativos, fazendo a conexão com ilícitos de todos os estados brasileiros. Os crimes virtuais retiram não só o patrimônio, mas também o projeto de vida e, por consequência, a dignidade de pessoas, levando famílias e empresas à falência. 

Como resultado, até o momento foram apreendidos, vários computadores, cartões bancários, telefones celulares, dispositivos eletrônicos e documentos relacionados, que servirão para caracterização de provas dos envolvidos.

Os acusados estão sendo encaminhados para as unidades policiais com área jurisdicional onde residem, estão sendo inquiridos e liberados, muito embora as investigações continuem. 

O delito praticado é Estelionato Virtual, que é o cometido usando redes sociais, e-mails, contatos telefônicos ou outros meios que usem informações fornecidas pela vitima ou por terceiros induzidos a erro com pena de RECLUSÃO DE 04 A 08 ANOS E MULTA.

Os investigados utilizavam se de estratégias sofisticadas, como sites falsos, perfis clonados e transações via PIX, além de utilizarem engenharia social para enganar vítimas e obter vantagem indevida.

O delegado Seccional de Polícia de Fernandópolis, Dr. Antonio Honorio do Nascimento, destacou: “Essa ação demonstra o comprometimento da Polícia Civil com o enfrentamento aos crimes eletrônicos e reforça que ninguém está fora do alcance da lei, mesmo atuando por trás de uma tela e agindo no submundo da internet”.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso no combate permanente aos crimes cibernéticos, intensificando investigações e ações para identificar e responsabilizar os autores desses delitos.

A instituição também incentiva e orienta a população a denunciar golpes e suspeitas de fraudes eletrônicas, seja comparecendo pessoalmente às delegacias, seja registrando ocorrências através do site da Delegacia eletrônica.

Fonte: Ascom PC-SP

últimas