SAÚDE

Dia Mundial do Diabetes: SBD alerta para aumento de casos

Dia Mundial do Diabetes: SBD alerta para aumento de casos

No Brasil, já são 20 milhões de pessoas com a condição

No Brasil, já são 20 milhões de pessoas com a condição

Publicada há 1 hora

Imagem: Reprodução / Fonte: Bio Sanas

Da Redação

Hoje, dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. É uma data importante para a conscientização sobre a condição, que afeta 20 milhões de pessoas no país. “O diabetes é uma doença silenciosa e muitos não sabem dessa condição, o que pode acarretar complicações sérias, como problemas renais e cardiovasculares, neuropatias e até cegueira”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Ruy Lyra. “Outros, ainda, não têm diabetes, mas estão no limite, conhecido como pré-diabetes, quando é verificado o aumento da glicemia, mas não em níveis altos que diagnostiquem diabetes”, alerta. “Isso significa que a pessoa apresenta um grande risco para desenvolver o diabetes tipo 2.”

 O aumento dos casos de diabetes é resultado do crescimento da obesidade e do sedentarismo da população brasileira. A situação é tão preocupante que levou a Sociedade Brasileira de Diabetes a mudar a Diretriz sobre rastreamento da condição, indicando que a idade ideal para as pessoas começarem a fazer exames de glicemia deve ser 35 anos. Antes, o exame era indicado a partir dos 45 anos.

 A situação no Brasil não é diferente do que ocorre no mundo. Ao participar do 25º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, o presidente da IDF – Federação Internacional de Diabetes, dr. Peter Schwarz, alertou que, de acordo com o Atlas da IDF, há 590 milhões de pessoas com a doença no mundo e projeção de atingir 853 milhões em 2050. “Os países de baixa renda são os mais afetados”, alertou. “Um dado preocupante é que mais de 40% das pessoas desconhecem o diagnóstico”, adverte dra. Hermelinda Pedrosa, vice-presidente da IDF.

De acordo com dr. Peter, estudos indicam que a poluição ambiental é uma das responsáveis pelo aumento dos casos de diabetes tipo 2 - um quinto de todos os casos do tipo 2 da doença (DM2) estão associados principalmente à resistência à insulina devido à poluição do ar. Como os países menos desenvolvidos usam mais veículos movidos a óleo diesel, que aumentam a poluição, terão mais casos nos próximos anos. “Projeções indicam que o número de casos vai duplicar na África”, disse.

Outro grande desafio, segundo ele, é garantir acesso a medicamentos, em especial a insulina, a todos as pessoas com diabetes.

Dr. Ruy Lyra lembra que a SBD vem atuando junto ao governo para que os pacientes com diabetes recebam insumos mais modernos, como a insulina. “Também é muito importante que o SUS passe a fornecer novas tecnologias às pessoas com diabetes.”

últimas