QUEIMADAS

Prefeitura trabalha em focos de incêndio e suspeita de ação criminosa

Prefeitura trabalha em focos de incêndio e suspeita de ação criminosa

No Ecoponto, nas proximidades da FEF e do Shopping Center Fernandópolis

No Ecoponto, nas proximidades da FEF e do Shopping Center Fernandópolis

Publicada há 52 minutos

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

A Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis trabalham intensamente no combate aos focos remanescentes de um incêndio de grandes proporções que atingiu o Ecoponto municipal. A ocorrência inicial mobilizou diversas equipes no final da tarde da última terça-feira, dia 2.

CAUSA E PROPAGAÇÃO

Há fortes indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, com suspeitas levantadas pela Defesa Civil. O material acumulado no local, que inclui materiais orgânicos antigos, potencializou as chamas. 

A principal preocupação inicial da Secretaria de Meio Ambiente foi evitar a propagação das chamas para as áreas de vegetação e os empreendimentos vizinhos, como a FEF e o Shopping Center, que não correram riscos diretos, segundo o secretário Carlos Oliveira, do Meio Ambiente. No entanto, a ventania dos últimos dias reacendeu o material mais profundo, provocando novos focos.

OPERAÇÃO DE COMBATE

Desde a manhã desta quinta-feira, dois caminhões-pipa da prefeitura operam no local, jogando água para resfriar o material e controlar a situação. O secretário de Meio Ambiente informou que os trabalhos continuarão ininterruptamente até que haja o controle total dos focos.

A coordenadora da Defesa Civil de Fernandópolis, Nilva Garcia Oliveira, solicitou o reforço de uma usina da região para disponibilizar um terceiro caminhão, otimizando o esforço para apagar o fogo. Com a contenção dos focos, a expectativa é que a emissão de fumaça na área diminua significativamente.

DENÚNCIA

A origem do incêndio será apurada. Caso confirmada a ação criminosa, os responsáveis serão investigados por crime ambiental e dano ao patrimônio público.

Para reportar emergências ou situações de risco, a população deve contatar os órgãos competentes. Informações sobre a Ouvidoria Municipal, que recebe denúncias, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Fernandópolis ou pelo telefone 0800 772 4550. 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas