EMERGÊNCIA
Prefeitura integra equipes para agilizar ações no período das chuvas
Prefeitura integra equipes para agilizar ações no período das chuvas
Equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Trânsito, Obras e Meio Ambiente, entre outras
Equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Trânsito, Obras e Meio Ambiente, entre outras

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Defesa Civil de Fernandópolis permanece em alerta máximo quanto à possibilidade de novas chuvas ao longo desta semana, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Trânsito, Obras e Meio Ambiente, entre outras, atuam de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e a Elektro, visando garantir um atendimento rápido à população.
A coordenadora da Defesa Civil, Nilva Oliveira, reforça constantemente aos moradores os cuidados que devem ser adotados neste período chuvoso, como não atravessar ruas alagadas — a pé ou com veículos — especialmente em locais com correnteza. Durante temporais, a orientação é desligar aparelhos elétricos e eletrônicos e, em caso de ventanias, evitar abrigar-se sob árvores ou placas de publicidade.
Durante o último final de semana, em razão da previsão do Inmet, que indicava grande volume de chuvas na região, o alerta se confirmou. Foram registrados 120 milímetros de chuva em apenas 24 horas, entre sábado e domingo, o que equivale a 120 litros de água por metro quadrado em diversas áreas do município.
Ainda de acordo com Nilva, foram constatadas quedas de árvores, falta de energia elétrica em um ponto isolado da zona rural e o afundamento de uma galeria de captação de águas pluviais.
Na sexta-feira, na estrada rural do Água Limpa, a queda de uma árvore interditou a via. O vento também derrubou outra árvore na Rua Sandoval Mendes, no bairro Rosa Amarela, sendo necessária a atuação do Corpo de Bombeiros para a liberação do tráfego.
Outra ocorrência que exigiu a intervenção da Defesa Civil foi registrada na Avenida Raul Gonçalves Júnior, onde a força da água danificou a tubulação de captação das águas pluviais. Houve o afundamento da via na chamada “rotatória do Fórum”, que precisou ser parcialmente interditada e devidamente sinalizada pela Secretaria Municipal de Trânsito. A obra de captação de águas foi realizada por uma empresa terceirizada contratada pela Sabesp.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis