MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente inicia construção de novo Ponto de Entrega Voluntária

Meio Ambiente inicia construção de novo Ponto de Entrega Voluntária

Galpão de 600 metros quadrados fica pronto em 120 dias

Galpão de 600 metros quadrados fica pronto em 120 dias

Publicada há 1 hora

Da Redação

A construção do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Secretaria do Meio Ambiente teve início recentemente e contará com um galpão de 600 metros quadrados. A conclusão da obra está prevista para os próximos 120 dias.

Neste local, a população poderá descartar materiais inservíveis, como móveis usados, eletroeletrônicos e diversos outros produtos.

Descarte Específico

Animais de pequeno porte: Será montado um refrigerador para armazenamento das carcaças. Uma empresa terceirizada fará a coleta semanal (toda sexta-feira) para a cremação.

Pneus velhos

Os moradores poderão descartar até quatro pneus por vez. Este material é enviado a uma empresa próxima a São Carlos, onde é picado e reaproveitado, evitando o descarte inadequado no meio ambiente.

Lixo Eletrônico

A atenção será redobrada com o crescente volume de descarte de computadores e periféricos. Segundo o secretário Carlos Oliveira, este material é altamente poluente se descartado de forma incorreta. As baterias são particularmente perigosas, podendo causar explosões e vazamentos, e deverão ser separadas e encaminhadas para locais específicos. A secretaria intensificará as campanhas para o descarte correto.

Reuso e Reciclagem

O secretário do Meio Ambiente, Carlos Oliveira, destaca a grande demanda por descarte, que gira em torno de 70 toneladas mensais. No novo espaço, haverá uma triagem dos materiais.

Reaproveitamento

Materiais em bom estado, como sofás e televisores, poderão ser requisitados por pessoas interessadas.

Reciclagem

O que não puder ser reaproveitado será desmontado. Tecidos, madeiras, metais e vidros serão encaminhados corretamente para a reciclagem.

Área Controlada e Parque

O PEV será uma Área Controlada, contando com galpão, recepção, controle de materiais e uma balança da Secretaria de Agricultura, que poderá ser utilizada por caminhoneiros para pesagem de cargas. O local será cercado e arborizado.

Em um terreno adjacente, a Secretaria do Meio Ambiente planeja cumprir um acordo com a CETESB para o plantio de centenas de árvores, visando a formação de um parque. Este espaço será voltado à interação pública, com áreas para caminhadas e outras atividades.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas