Da Redação
A construção do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Secretaria do Meio Ambiente teve início recentemente e contará com um galpão de 600 metros quadrados. A conclusão da obra está prevista para os próximos 120 dias.
Neste local, a população poderá descartar materiais inservíveis, como móveis usados, eletroeletrônicos e diversos outros produtos.
Descarte Específico
Animais de pequeno porte: Será montado um refrigerador para armazenamento das carcaças. Uma empresa terceirizada fará a coleta semanal (toda sexta-feira) para a cremação.
Pneus velhos
Os moradores poderão descartar até quatro pneus por vez. Este material é enviado a uma empresa próxima a São Carlos, onde é picado e reaproveitado, evitando o descarte inadequado no meio ambiente.
Lixo Eletrônico
A atenção será redobrada com o crescente volume de descarte de computadores e periféricos. Segundo o secretário Carlos Oliveira, este material é altamente poluente se descartado de forma incorreta. As baterias são particularmente perigosas, podendo causar explosões e vazamentos, e deverão ser separadas e encaminhadas para locais específicos. A secretaria intensificará as campanhas para o descarte correto.
Reuso e Reciclagem
O secretário do Meio Ambiente, Carlos Oliveira, destaca a grande demanda por descarte, que gira em torno de 70 toneladas mensais. No novo espaço, haverá uma triagem dos materiais.
Reaproveitamento
Materiais em bom estado, como sofás e televisores, poderão ser requisitados por pessoas interessadas.
Reciclagem
O que não puder ser reaproveitado será desmontado. Tecidos, madeiras, metais e vidros serão encaminhados corretamente para a reciclagem.
Área Controlada e Parque
O PEV será uma Área Controlada, contando com galpão, recepção, controle de materiais e uma balança da Secretaria de Agricultura, que poderá ser utilizada por caminhoneiros para pesagem de cargas. O local será cercado e arborizado.
Em um terreno adjacente, a Secretaria do Meio Ambiente planeja cumprir um acordo com a CETESB para o plantio de centenas de árvores, visando a formação de um parque. Este espaço será voltado à interação pública, com áreas para caminhadas e outras atividades.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis