TRANSPORTE
Aeroporto de RP bate recorde e se torna 2º maior do interior de SP
Aeroporto de RP bate recorde e se torna 2º maior do interior de SP
Crescimento de 22% no fluxo de viajantes e de 18% na quantidade de operações aéreas
Crescimento de 22% no fluxo de viajantes e de 18% na quantidade de operações aéreas

Foto: Reprodução / Fonte: ASP – Aeroportos Paulistas
Da Redação
O Aeroporto de São José do Rio Preto (SP) alcançou um novo recorde histórico de movimentação em 2025. Entre janeiro e novembro, o terminal registrou 850.092 passageiros, superando com folga o total de 768.115 pessoas contabilizadas ao longo de todo o ano de 2024.
Com o resultado, o aeroporto passou a ser considerado o segundo maior terminal aeroportuário do interior paulista, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Crescimento no número de voos
Entre embarques e desembarques, a frequência de voos comerciais chegou a 8.622 operações em 2025, ante 8.008 registradas durante todo o ano passado. O volume representa um acréscimo de aproximadamente 153 mil passageiros em comparação com o mesmo período de 2024.
Nos 11 primeiros meses do ano passado, o terminal havia registrado 696.950 passageiros, distribuídos em 7.285 voos. Os dados indicam crescimento de 22% no fluxo de viajantes e de 18% na quantidade de operações aéreas.
Até então, o recorde histórico do Aeroporto Eribelto Manoel Reino era de 2019, quando 796.510 passageiros passaram pelo local, em 8.410 chegadas e partidas.
Perfil dos passageiros
De acordo com João Paulo Neves, coordenador-geral da Aeroportos Paulistas (ASP), empresa responsável pela operação do terminal, o crescimento está diretamente ligado ao perfil econômico e logístico da região.
“A localização estratégica do Aeroporto de São José do Rio Preto, aliada à sua vocação para negócios, turismo e logística, tem impulsionado o aumento da demanda tanto para viagens corporativas quanto para lazer, especialmente com a ampliação de voos para o Nordeste nos fins de semana e na alta temporada. Para 2026, a perspectiva permanece positiva”, afirmou.
Atualmente, o aeroporto conta com voos regulares de três companhias aéreas — Gol Linhas Aéreas, Latam Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas — com destinos como Campinas, São Paulo e cidades do Nordeste brasileiro, a exemplo de Porto Seguro (BA).
Durante a alta temporada prevista para o início de 2026, estão programadas frequências adicionais para Maceió (AL), Natal (RN), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).
Internacionalização e adequações
O Aeroporto de Rio Preto também deve passar por adequações operacionais para receber delegações internacionais em 2026, após a classificação do Mirassol Futebol Clube para a Copa Libertadores. Em 19 de novembro, o terminal recebeu visitas técnicas da Polícia Federal e da Receita Federal.
A adequação é necessária porque o regulamento da competição exige a existência de um aeroporto internacional em um raio de até 150 quilômetros da cidade-sede das partidas.