
Foto: Divulgação / Fonte: SCF
Da Redação
A Santa Casa de Fernandópolis inicia, nesta quarta-feira (21), um novo capítulo de sua história ao restabelecer a parceria acadêmica com a Universidade Brasil. Após um período sem vínculo entre as instituições, a retomada marca um movimento estratégico que reafirma a Santa Casa como Hospital de Ensino.
A iniciativa representa um movimento de convergência institucional entre hospital, Universidade Brasil e poder público, fortalecendo a integração entre ensino e assistência e criando um ambiente favorável à qualificação contínua dos serviços prestados.
Para o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, a união simboliza um avanço estruturante. “A Universidade Brasil possui uma estrutura sólida e preparada para a formação dos alunos. É o primeiro passo de algo muito maior, que tende a gerar resultados positivos para Fernandópolis e para toda a região. Quando instituições se unem com propósito, quem ganha é a população”, afirmou.
Para o prefeito João Paulo Cantarella, a medida é um divisor de águas para a cidade. "O internato vem para fortalecer todo o sistema de saúde, incluindo o municipal, pois muitos estudantes também atuam nas UBSs. Além disso, beneficia o comércio local e o setor imobiliário. Quem ganha é Fernandópolis", afirmou o chefe do Executivo.
José Fernando Pinto da Costa, proprietário da Universidade Brasil, expressou gratidão pela confiança e revelou planos ambiciosos. Além do internato, a instituição trabalha para investir em infraestrutura e desenvolver projetos voltados para a ampliação da captação de órgãos, visando consolidar Fernandópolis como polo regional.
A Santa Casa é referência em alta complexidade em ortopedia e traumatologia, hemodiálise e terapia renal substitutiva para quase 50 municípios, além de referência direta para 13 cidades da região em atendimentos de urgência, emergência e procedimentos de alta complexidade, com ampliação de leitos de UTI e outros serviços, e recebe a presença de internos, sempre sob supervisão, como contribuição para o aprimoramento das equipes e para a construção de um ambiente de aprendizado contínuo.
A Santa Casa de Fernandópolis reforça que a política de portas abertas da instituição seguirá orientando novas parcerias e projetos, com foco na melhoria dos serviços, na valorização dos profissionais e no compromisso permanente com a saúde pública, com projetos e investimentos em pesquisa e ampliação de atendimentos.
Fonte: Ascom Santa Casa de Fernandópolis