MEIO AMBIENTE
Polícia Militar Ambiental autua moradores por destruição de ninho de aves em Fernandópolis
Polícia Militar Ambiental autua moradores por destruição de ninho de aves em Fernandópolis
Filhotes de maritaca foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária
Filhotes de maritaca foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária

Foto: Divulgação / Fonte: PMA-SP
Da Redação
A Polícia Militar Ambiental de Fernandópolis autuou dois indivíduos por destruição de ninho de aves silvestres sem autorização do órgão ambiental competente, em uma ocorrência registrada no bairro Albino Mininel, no município.
A ação ocorreu durante o desenvolvimento das operações “Impacto” e “Piracema”, após a equipe receber denúncia sobre a eliminação de um ninho de aves da fauna silvestre nativa. Os policiais se deslocaram até o endereço indicado para averiguação.
No local, a moradora do imóvel informou que o forro da residência estava danificado e que, incomodada com a vocalização das aves, contratou um profissional para realizar a reforma, solicitando a retirada dos animais e a destruição do ninho.
Segundo a Polícia Ambiental, o trabalhador contratado realizou a retirada de quatro filhotes de aves da espécie Psittacara leucophthalmus, conhecida popularmente como maritaca-maracanã, além de promover a destruição do ninho, configurando infração administrativa ambiental e crime ambiental, conforme a legislação vigente.
Os envolvidos foram multados em R$ 2 mil cada e poderão responder criminalmente pelo ato.
Os filhotes foram resgatados pela equipe da Polícia Militar Ambiental e encaminhados a um médico veterinário especializado para avaliação. Após os cuidados necessários, eles deverão ser devolvidos ao habitat natural.