SERVIÇO
Contribuintes terão pontos de apoio para acesso ao IPTU e ISS digitais
Contribuintes terão pontos de apoio para acesso ao IPTU e ISS digitais
IPTU ainda não foi liberado, mas Prefeitura já organiza pontos para orientação e emissão
IPTU ainda não foi liberado, mas Prefeitura já organiza pontos para orientação e emissão

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis vai disponibilizar dois pontos de apoio para auxiliar os contribuintes na retirada do IPTU e do ISS, que a partir deste ano passam a ser emitidos exclusivamente em formato digital. A medida tem como objetivo modernizar o atendimento, reduzir custos e facilitar o acesso aos carnês.
O primeiro ponto de apoio funcionará no Poupatempo, que contará com um posto de atendimento exclusivo para orientar a população. O segundo será na própria Prefeitura, onde servidores estarão à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar os contribuintes no acesso aos documentos.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, cerca de 30% dos carnês físicos retornavam todos os anos à Prefeitura, seja por endereços desatualizados ou ausência do destinatário. Com o formato digital, o contribuinte não corre mais o risco de perder o carnê, além de poder acessá-lo a qualquer momento, de forma rápida e segura, diretamente pela internet.
Outro benefício é a praticidade no pagamento. O IPTU digital pode ser quitado por meio de aplicativos bancários evitando filas ou em agências bancárias, inclusive na unidade localizada ao lado da Prefeitura.
Apesar de os carnês de IPTU ainda não estarem disponíveis, o acesso será simples quando liberados. Basta entrar no site da Prefeitura de Fernandópolis e, na página inicial, clicar na opção “Serviços Online”. Em seguida, o contribuinte deve selecionar “Imobiliário – IPTU” e informar o Código de Cadastro do Imóvel e o CPF do proprietário.
Caso o contribuinte não saiba o Código de Cadastro do Imóvel, é possível localizá-lo acessando “Serviços Online”, clicando na opção “Contribuinte” e inserindo o CPF do proprietário do imóvel. O sistema exibirá a lista de movimentações e o número de cadastro do imóvel correspondente.
Mesmo com a disponibilização dos pontos de apoio, é indispensável que os contribuintes saibam informar o número do CPF do proprietário do imóvel, dado necessário para a consulta e emissão do carnê digital.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis