OPINIÃO
Chineses anunciarão cursos tecnológicos na Unifef e estudos para instalação de empresas em Fernandópolis
Chineses anunciarão cursos tecnológicos na Unifef e estudos para instalação de empresas em Fernandópolis
Visita do embaixador e comitiva empresarial chinesa pode marcar capítulo histórico
Visita do embaixador e comitiva empresarial chinesa pode marcar capítulo histórico

Pela primeira vez em sua história — ao menos dentro dos registros consultados pela coluna — Fernandópolis receberá oficialmente autoridades consulares do alto escalão da China, incluindo o embaixador Zhu Qingqiao, a embaixatriz Zhou Yongmei e uma comitiva formada por empresários e investidores chineses.
Mas, para além do simbolismo diplomático, a grande expectativa gira em torno dos possíveis anúncios previstos para ocorrer durante as recepções oficiais marcadas para esta sexta-feira (22), no Paço Municipal, a cargo do prefeito João Paulo Cantarella, e no sábado (23), no câmpus da Unifef, com o presidente Ocimar de Castro.
Apurações da Coluna .InSide indicam que, salvo mudanças de última hora, as reuniões devem resultar em duas frentes estratégicas para o município.
A primeira delas prevê a constituição de uma comissão temática liderada por investidores e empresários chineses, com foco na elaboração de estudos técnicos envolvendo logística, qualificação de mão de obra, disponibilidade energética e estruturas físicas existentes em Fernandópolis. O objetivo seria avaliar a viabilidade de instalação de empresas transnacionais no município. Ao todo, serão representantes de 12 empresas orientais interessadas em prospectar parcerias.
Outra frente em discussão envolve a implantação de cursos voltados à área tecnológica, possivelmente na própria Unifef, em parceria com universidades chinesas. Há, inclusive, a possibilidade de participação da Universidade Brasil nas tratativas acadêmicas. Aqui, o foco é o desenvolvimento de softwares e hardware, pesquisa aplicada, inteligência artificial, soluções tecnológicas para o agronegócio e formação de profissionais qualificados.
Pode haver surpresas?
Interlocutores envolvidos nas conversas não descartam que outros anúncios possam surgir durante a agenda oficial. O foco está em parcerias nas áreas de educação, tecnologia, inovação, inteligência artificial, agricultura de precisão e capacitação profissional.
A articulação para a visita das autoridades chinesas vem sendo conduzida pelo deputado federal Fausto Pinato, natural de Fernandópolis e atual presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e BRICS — bloco econômico formado, entre outros países, por China, Rússia, Índia e África do Sul.
Nos bastidores políticos e empresariais, a leitura é de que a visita pode representar uma das mais relevantes agendas internacionais já recebidas pelo município, especialmente diante da possibilidade de abertura de portas para investimentos externos, intercâmbio acadêmico e futuras parcerias comerciais.
Por: Beto Iquegami
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.