PETS

Mutirão de Castração atenderá 300 cães e gatos em Jales

Mutirão de Castração atenderá 300 cães e gatos em Jales

Agendamento será realizado no dia 16 de julho (quinta-feira), das 12h às 19h

Agendamento será realizado no dia 16 de julho (quinta-feira), das 12h às 19h

Publicada há 1 hora

Da Redação

Uma importante ação voltada à promoção da saúde animal e ao controle populacional de cães e gatos no município, o Mutirão de Castração, projeto viabilizado por intermédio da vereadora Andréa Moreto, realizado por meio do Projeto IBEA (Instituto Brasileiro de Bem-Estar Animal), com apoio da Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância em Zoonoses) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, disponibilizará 300 castrações gratuitas, beneficiando animais que aguardam atendimento na demanda reprimida da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, animais de protetoras independentes, cães e gatos em situação de rua e animais pertencentes a famílias previamente cadastradas.

A iniciativa reforça o compromisso com a causa animal, contribuindo para a redução do abandono, a prevenção de diversas doenças, o controle da população de cães e gatos e a melhoria da qualidade de vida dos animais.

O agendamento será realizado no dia 16 de julho (quinta-feira), das 12h às 19h, na Câmara Municipal de Jales, localizada na Rua Seis, nº 2241 – Centro. Para realizar o cadastro, o tutor deverá apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.

Já as cirurgias acontecerão no dia 25 de julho, a partir das 8 horas, no Ginásio de Esportes Waldemar Lopes Ferraz, localizado na Rua 17, nº 3077 – Centro de Jales. Os tutores serão atendidos em horários previamente agendados durante o cadastramento.

Orientações para a castração

Para garantir a segurança dos animais, os tutores deverão seguir algumas orientações:

A idade para castração é de 4 meses a 6 anos;

Fêmeas no cio poderão ser castradas, porém fêmeas gestantes não;

Cães de grande porte poderão ser castrados, sendo recomendado que algumas raças realizem o procedimento a partir dos 2 anos de idade;

Cães de porte mini e pequeno necessitam de exames pré-operatórios, como hemograma, ecocardiograma e avaliação da função renal e hepática, conforme indicação da equipe veterinária;

Cães e gatos braquicefálicos (como Shih-tzu, Pug, Bulldog, Boxer, Lhasa Apso e American Bully) não poderão participar do mutirão, pois necessitam de anestesia inalatória;

Cães considerados agressivos deverão utilizar focinheira;

Os cães devem ser levados com coleira e guia, enquanto os gatos deverão estar em caixa de transporte;

É necessário manter jejum alimentar de 6 horas antes da cirurgia;

Animais com infestação de pulgas ou carrapatos não poderão ser submetidos ao procedimento;

Cães de pelos longos devem estar limpos, com banho recente e, se possível, com os pelos aparados na região da cirurgia.

A castração é uma medida fundamental para a saúde e o bem-estar dos animais, reduzindo o risco de doenças reprodutivas, evitando crias indesejadas e contribuindo para o controle responsável da população animal no município.

A ação conta com o apoio da Prefeitura de Jales e representa mais um importante passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal. Um compromisso com a saúde dos animais, a responsabilidade dos tutores e o futuro de Jales.

últimas