MEIO AMBIENTE

Primavera começa com chuvisco e previsão de chuva, temporais e calor

Primavera começa com chuvisco e previsão de chuva, temporais e calor

Nova estação começa oficialmente às 21h05 desta terça-feira (22); frente fria mantém instabilidade

Nova estação começa oficialmente às 21h05 desta terça-feira (22); frente fria mantém instabilidade

Publicada há 46 minutos

Foto: Reprodução / Fonte: SEMADESC

Da Redação

Fernandópolis amanheceu nesta terça-feira (22) com céu encoberto e registro de chuviscos, justamente no dia que marca a chegada oficial da primavera no Hemisfério Sul. A nova estação começa às 21h05 e se estende até 21 de dezembro, às 18h50, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A mudança de estação ocorre em meio a um período de instabilidade atmosférica no Centro-Sul do país. De acordo com o Inmet, uma frente fria mantém condições favoráveis à ocorrência de chuva em partes do Sudeste e do Centro-Oeste nesta terça e quarta-feira (23), enquanto uma massa de ar frio provoca queda nas temperaturas na Região Sul.

Para Fernandópolis e o Noroeste Paulista, o cenário dos próximos dias é de alternância entre períodos de nebulosidade, chuva e momentos de elevação das temperaturas. A tendência é que o comportamento mais instável seja intercalado com períodos de calor, característica comum da primavera.

Primavera marca retomada das chuvas

A primavera é considerada uma estação de transição entre o período seco e o chuvoso em boa parte do Brasil. Conforme o Inmet, durante os próximos meses aumenta gradualmente o fluxo de umidade proveniente da Amazônia, contribuindo para a retomada das chuvas principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

A estação também pode registrar os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema atmosférico que organiza uma faixa de umidade e pode provocar chuva persistente por vários dias em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

No caso de São Paulo, o mês de setembro já vem apresentando um comportamento chuvoso. O Inmet registrou volumes de precipitação acima da média em diversas áreas do estado nos primeiros 14 dias do mês, associados principalmente à passagem de frentes frias e à formação de áreas de instabilidade.

Calor deve ganhar força

Apesar da presença de frentes frias e períodos de chuva, a primavera também marca a retomada gradual do calor. A previsão climática do Inmet para setembro aponta temperaturas acima da média em grande parte do país, embora com diferenças entre as regiões. Em São Paulo, a tendência é de temperaturas acima da média em parte do estado, especialmente nas áreas que não estão sob influência direta de sistemas de chuva e nebulosidade.

A combinação entre calor, umidade e passagem de frentes frias favorece a formação de tempestades, com possibilidade de chuva forte, rajadas de vento, raios e, de forma localizada, granizo.

El Niño entra no cenário climático

Outro fator que deve acompanhar a primavera de 2026 é o El Niño. O monitoramento conjunto de órgãos federais aponta elevada probabilidade de que o fenômeno se estabeleça com intensidade muito forte durante o trimestre setembro-outubro-novembro.

O fenômeno está associado ao aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial e pode alterar os padrões de circulação atmosférica e de distribuição das chuvas no Brasil. Seus efeitos, porém, variam de acordo com a região e com a interação com outros sistemas meteorológicos.

Para o Sudeste, o prognóstico do Inmet indica tendência de chuvas acima da média histórica em grande parte da região durante setembro, enquanto a temperatura permanece, de maneira geral, acima dos padrões climatológicos em boa parte do país.

Inverno termina com contrastes em Fernandópolis

A chegada da primavera também encerra um inverno marcado por forte variação nas condições meteorológicas em Fernandópolis.

Segundo os dados encaminhados à reportagem, a estação registrou 101 milímetros de chuva, volume muito superior aos 17,7 milímetros contabilizados no inverno anterior.

O período também apresentou grande oscilação térmica. Foram 12 dias com temperaturas acima dos 35°C e 22 dias com mínimas inferiores a 15°C, evidenciando a alternância entre episódios de calor intenso e incursões de ar frio.

Com a chegada da primavera, a expectativa é de que os termômetros passem gradualmente a registrar temperaturas mais elevadas, ao mesmo tempo em que as chuvas ganham frequência e intensidade na região.

O que esperar da primavera

Para os próximos meses, a combinação de calor, aumento da umidade e passagem de frentes frias deve manter o tempo sujeito a mudanças rápidas no Noroeste Paulista.

Na prática, isso significa que dias quentes podem ser seguidos por pancadas de chuva e temporais, enquanto períodos de tempo mais seco ainda podem ocorrer entre os sistemas de instabilidade.

O Inmet destaca que a primavera é justamente o período em que a atmosfera começa a favorecer a retomada do regime de chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste, preparando a transição para o período chuvoso do verão.

últimas