OPINIÃO

Artigo: As Crianças de Hoje

Artigo: As Crianças de Hoje

Por: Odair Martins - Autor do livro Tempo de Sair do Templo

Por: Odair Martins - Autor do livro Tempo de Sair do Templo

Publicada há 48 minutos

Quando estamos em um shopping, sempre vamos a uma praça de alimentação e, nestes últimos anos, são inúmeras as vezes em que deparamos com famílias nesses locais ou em restaurantes e notamos que quase sempre elas não agradecem a Deus pela refeição. É provável que você também tenha visto e, se viu, com certeza se lembrará desta prática que hoje se tornou rara. Isto também tem ocorrido em nossas casas, e, de certo modo, não temos percebido.

Há alguns anos, essa cena era bem comum. Lembro-me de que, em minha casa, quando eu era criança, eu e meus oito irmãos sentados à mesa para a refeição ficávamos assustados quando tínhamos pouca coisa para comer. Mesmo assim, meus pais agradeciam por tudo aquilo que Deus nos dera, e minha mãe dizia: "Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus!". Coisas simples, como agradecer pelo alimento, hoje raramente vemos. Esse hábito de orar fazia parte do dia a dia das famílias e passava de forma natural de pais para filhos.

Sabemos que, a cada geração, os hábitos e costumes mudam comparados às gerações anteriores. As mudanças sociais das últimas décadas alteraram a rotina, a forma de viver em família, e os novos hábitos trouxeram reflexos não só na vida dos adultos, mas também na das crianças. O sedentarismo, o estilo de vida mais individualista, o consumismo, a adultização e até mesmo o uso exagerado de tecnologias desfavorecem o convívio social, além de afastar as atividades físicas, tais como correr, pular e outras brincadeiras tão importantes para o desenvolvimento infantil.

A criança precisa ser criança em todas as gerações. Esta é uma fase muito importante, pois ela tem a oportunidade de passar por ela apenas uma vez na vida. É comum ouvirmos dizer que as crianças de hoje são muito diferentes das do passado. No entanto, as crianças em si — seu código genético, suas potencialidades e formas de interagir com o mundo — não mudaram. O que mudou drasticamente foram as nossas ideias sobre a infância e sobre as formas de educação.

Na medida em que a ciência divulgou conhecimentos sobre as competências precoces das crianças, os adultos passaram não só a apresentar o mundo cada vez mais cedo para elas, como também a respeitar suas necessidades. Isso, por exemplo, culminou no questionamento de práticas punitivas de educação, tema tão discutido hoje em dia. Enfim, é indispensável criar os filhos com noções de espiritualidade. Ela nos dá a sensação de pertencermos a algo maior, ao magnífico mistério da humanidade que não se restringe à matéria, ao concreto que fenece e se extingue. Isso traz autoestima para a criança, faz com que se sinta elevada, incentivando-a a reverenciar a vida — a dela e a dos outros —, os valores humanos e a beleza da natureza. A liberdade de crença abriu ao cidadão a possibilidade de fazer escolhas. A espiritualidade também traz noções de esperança, que combatem o desespero diante da perda, do sofrimento e da morte.

No dia 12 de outubro, vamos agradecer a Deus pela vida das nossas crianças.

Odair Martins - escritor e líder cristão, construiu sua trajetória a partir do diálogo entre fé, comunidade e compromisso com a vida fora dos muros da igreja. É autor do livro Tempo de Sair do Templo, obra que convida o leitor a refletir sobre uma espiritualidade viva, encarnada no cotidiano e atenta aos desafios do mundo contemporâneo. Colaborou como articulista do jornal O Estandarte e da revista Vida e Caminho, publicações da Editora Pendão Real, e atuou como Coordenador Nacional de Adultos da Igreja Presbiteriana Independente, dedicando-se à formação cristã, ao ensino bíblico e ao fortalecimento da vida comunitária.

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas