Quantas e quantas vezes, no nosso dia a dia, precisamos ter sabedoria para solucionarmos problemas e para darmos uma palavra de conforto. Parece que a cada minuto de nossa vida temos que tomar decisões e, muitas vezes, elas são realmente muito difíceis.
Em tudo todo momento, por mais insignificante que pareça ser, é preciso termos sabedoria, ela é responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. A falta de prudência, muitas vezes, faz com que coloquemos a perder todos os grandes projetos. Precisamos ser sábios no falar, no andar, no gerir a vida.
Sabedoria é uma das palavras mais importantes quando se fala em comportamento e relações humanas. É uma chave imprescindível na liderança e pode ser aprendida e ampliada na vida humana é a capacidade de utilizar os conhecimentos físicos, científicos e emocionais, adquiridos, aprendidos ou vivenciados, para solucionar problemas em nosso cotidiano.
A sabedoria nos mostra o bom caminho, a realidade do fazer as coisas boas e as consequências dos nossos atos e escolhas; outras vezes nos mostra as consequências destrutivas, onde houve falta dessa tão apreciada sabedoria, resultantes de más decisões. Quantas dores e tristezas, frustrações e desesperança poderiam ser evitadas se fizéssemos escolhas certas.
O dicionário da língua portuguesa explica sabedoria como ter conhecimento de algo, ser instruído, saber, razão. Mas, prefiro entender a sabedoria como algo além de ter conhecimento, de saber algo, de deter informação. Sabedoria é mais que isso, pois, muitos possuem conhecimento, informações privilegiadas em suas mentes, alto nível de intelectualidade, contudo, não são pessoas sábias. Ser culto não é sinônimo de ser sábio.
Pessoas verdadeiramente sábias são aquelas que conseguem ver as maravilhas de Deus em pequenas coisas. A verdadeira sabedoria é capaz de encontrar respostas para as situações mais inesperadas e irresolvíveis que possam nascer, é capaz de trazer um novo caminho quando tudo parecer perdido e sem perspectiva, é capaz de trazer o alento, força e a graça para superar qualquer adversidade. Pode mudar lágrimas em alegria, transformar fraqueza em força e derrota em sucesso.
Sejamos sábios!
“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tiago 3.17).