Ainda se eu falasse a língua dos anjos, se eu falasse a língua dos homens, sem amor eu nada seria. É um belo pensamento e tenho certeza que a música é a língua do amor. O amor correspondido e não correspondido, amor fraternal e universal, amor carnal, espiritual, platônico. Seu qual tipo de amor for.
Nunca ouvi uma só pessoa dizer que não gostasse ou não ouvisse música. Podemos escolher o gênero, o ritmo mas a musicalidade está ao nosso entorno desde os primórdios. Ritmo que compassa nossos batimentos, harmonia que nos faz relaxar, melodia dos nossos sentimentos, a verdadeira linguagem de comunicação universal.
As notas vão além de uma partitura, os acordes se emaranham em nossos pensamentos, seja uma capela ou uma ária, até mesmo a natureza se manifesta e neste dueto vamos movimentando e girando a roda da vida. “Roda mundo, roda-gigante, rodamoinho, roda pião. O tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração.” (Chico Buarque)
Toda esta introdução é para expressar o quanto podemos nos sentir realizados com tão pouco. Desde cedo aprendi a apreciar músicas mais clássicas, herança de papai. Em 2004 fui “apresentada” a um grupo intitulado IL Divo e foi amor à primeira vista, platônico é claro. Um quarteto formado por um barítono, dois tenores e um cantor pop. Uma miscelânea que nos trouxe a consonância de acordes que sublimam nossa alma.
A quase um mês pude presenciar o show desse quarteto “fantástico”. Um grupo multinacional que combina ópera e música clássica com o pop, gênero musical conhecido como crossover. Sei que não é um estilo apreciado pela maioria, mas garanto que toca profundamente nosso coração. Um espetáculo sem igual, inenarrável, daqueles que tatuam nossa memória para sempre, sempre ser lembrado.
A voz de cada um é única e quando entoadas ao mesmo tempo a melodia transcende o mais alto grau de sentimento. Amor e pasión, o espetáculo que trouxe alegria, bom gosto e excelentes músicas para nosso prazer. Para quem não os conhece fica a dica e para as divas de plantão deixo esses versos sublimes: “Por ti seré más fuerte que el destino; Por ti seré tu héroe ante el dolor; Yo sin ti estaba tan perdido; Por ti seré mejor de lo que soy”. E assim me senti após tanta emoção, serei melhor do que sou. E nesse compasso sigamos deixando o amor nos guiar pela escuridão entoando os acordes que nos traz um novo amanhecer. Divinamente, IL Divo.