DURANTE 1ª REU

Conselho de Meio Ambiente debate necessidade de diversificar espécies de árvores

Conselho de Meio Ambiente debate necessidade de diversificar espécies de árvores

Oiti é maioria nas calçadas da cidade, o que aumenta o risco de pragas nesta espécie

Oiti é maioria nas calçadas da cidade, o que aumenta o risco de pragas nesta espécie

Publicada há 7 anos

SECOM 


O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis realizou no dia 26 de abril a sua primeira reunião de 2017, com o intuito de debater as questões ambientais da cidade e encontrar os melhores caminhos para resolver problemas e implantar projetos. O assunto principal foi à necessidade de diversificar o plantio de árvores. 


Neste encontro, que aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o conselho também recebeu informações com relação à atual situação ambiental de Fernandópolis e tomou conhecimento sobre o funcionamento do programa Município Verde Azul. O Conselho Municipal de Meio Ambiente é presidido por Ângelo Veiga, que é o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura. Ângelo destacou que hoje existe uma grande quantidade de Oiti plantada em Fernandópolis e há a necessidade de diversificar a arborização da cidade. 


A espécie Oiti é símbolo do nordeste e, mesmo não sendo típica da região local, ela é maioria nas calçadas da cidade. Foi explicado ao conselho que, quando existe maioria de árvores de uma única espécie ocorre o risco de uma praga atingi-las, acabando assim com todas elas. Pensando nisso, o conselho decidiu criar um Projeto de Resolução que proibi o viveiro municipal de produzir mudas de Oiti, para que haja na arborização urbana uma diversificação das espécies plantadas como forma de evitar a monotonia e problemas com pragas e doenças.


 O projeto segue agora para análise do município. Ao escolher o que plantar em suas calçadas, a população pode optar por mudas nativas, como o ipê, ipê roxo, ipê-mirim, ipê amarelo, pata de vaca, resedá, acácia rosa, entre outros. As reuniões do conselho acontecerão sempre na primeira terça-feira de cada mês com o intuído de encontrar formas de melhorar as condições ambientais de Fernandópolis.


O conselho também recebeu informações com relação à atual situação ambiental de Fernandópolis 






últimas