01- Olá amigos que interagem conosco aqui neste diário todos os finais de semana. Um grande abraço. O tempo vai passando, os campeonatos regionais chegando, ao fim e os campeões vão sendo conhecidos. E para não mudar muita coisa as grandes equipes, com raras exceções, vão ganhando.
02- Em apenas dois estados da federação tivemos surpresa: São Paulo e Rio Grande do Sul. Aqui na pauliceia já deu Timão e digamos de passagem, merecidamente. Principalmente pelo fato de Carille ter mostrado que merecia, de fato, de direito, ter sido elevado de interino já na primeira participação como treinador a ser mantido no cargo. Carille tem futuro.
03- Bem diferente de um treinador, se é que é mesmo, que pegou um time para ganhar tudo e pelo andar da carruagem não vai ganhar nada. Mas isso é assunto para logo mais adiante. E a conquista do paulista pelo Timão, mostra mais uma vez que os clubes, não importa o tamanho, têm que investir nas bases para valer. A garotada do Corinthians não tem nenhum grande craque, mas tem bons jogadores. Vai Curintcha....
04- Quanto ao Rio Grande do Sul, o Novo Hamburgo que volta e meia monta um bom time chega a final. E merecidamente também. Isto porque manteve a ponta da tabela de classifica desde o inicio do campeonato e na semi final desbancou, nada menos que o tal de “imortal” que joga a Libertadores e tem jogadores caríssimos. Bem feito para o Grêmio. Se não der Novo Hamburgo nos pampas vai ser uma grande injustiça.
05- Nos demais Estados serão sempre os mesmos, ou quase sempre eles, os mesmos desculpem a redundância. Isso mostra que o futebol brasileiro é mesmo o mais rico da América do Sul, mas o futebol que ainda jogamos está anos luz de distância do futebol que se pratica na Europa. Quem viu no meio da semana Real Madrid X Atletico de Madrid e Mônaco X Juventus de Turim sabe muito bem o que estamos escrevendo. Coitado do clube latino que vencer a Libertadores este ano.
06-E por falar nisso, que vergonha de alguns times brasileiros que estão disputando a Libertadores. Começamos pelo Palmeiras que é cantado em versos e prosas pela grande mídia como o “timaço”, “grande elenco”, o “fortíssimo”, para ganhar tudo. E não é bem assim não, e já escrevemos aqui neste espaço que o “buraco” é bem mais embaixo. É só ver a campanha do Verdão. Falemos em números: em cinco jogos, portanto no mínimo 450 minutos de bola correndo, ficou na frente do placar apenas 48 minutos. Muito pouco para quem quer vencer a Libertadores e depois o mundial de Clubes.
07-Agora o Grêmio, o tal de “imortal”. Time que pretende vencer Liberta e ir a Tóquio no final do ano não pode perder para timecos como o tal de Iquique. O técnico Renato Gaúcho, campeão da Copa do Brasil no ano passado tem que colocar as barbas de molho. Passar na fase de grupos é uma coisa, jogar os mata-matas é outra muito diferente e o Grêmio pela bola que tem mostrado está muito parecido com um porquinho muito badalado que tem por aí. É só encontrar um San Lorenzo motivado e adeus viola.
08 – O Botafogo carioca sabemos: mesmo que classifique para os matas e tem muitas chances, não irá muito longe na próxima fase. Se for é zebra. Jogar a pré-libertadores e a fase de grupos não é tão difícil assim, mas nos matas o bicho pega meu irmão. Que o diga o Timão que mesmo com Ronaldo Fenômeno bateu de frente com o Tolima e depois Guarani do Paraguai e depois? Ferro. Caiu fora precocemente.
09 – E motivos para duvidarmos dos clubes brasileiros temos de sobra. O Flamengo sem Diego é isso aí que estamos vendo assim como o Palmeiras sem Moises, o Santos sem Renato. E mais: Flamengo e Atlético Paraense com Muralha e Weverton nas respectivas metas são um belo convite aos adversários chutarem de qualquer distância. E olha que ambos são queridinhos do “titio Tite” enquanto outros goleiros mundo afora estão jogando o fino da bola principalmente na Europa o Diego, goleiro do Valência.
10 – Devemos bater palmas ao São Caetano e Bragantino que retornaram à elite do futebol paulista. Montaram muito bem sues elencos e na hora do “vamos ver” tiveram maturidade para suplantarem adversários difíceis e amanhã fazem a grande final da Sé- rie A2. E por falar nisso, nossos eleitores puderam ver que era uma grande verdade aquilo que escrevemos aqui neste diário quando dizíamos que o Votuporanguense poderia ser rebaixado. Não, não foi por um golzinho a mais, mas teve pontuação de time rebaixado.
11 – Finalizando quero agradecer a todos que nos acompanham todos os sábados a partir das 12h e nos domingos também em reprise a nossa Mesa Redonda do Canaldez. Hoje estaremos mais uma vez na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, apresentando a Mesa Redonda. Até sábado se Deus quiser. Obs: Algum vidente por aí poderá nos dizer quando a diretoria do Verdão vai criar coragem e trocar de treinador? Graças a Deus. Vai trocar, ufa...

Lívio Vono e Gil Cipriano estarão hoje, a partir do meio-dia na Mesa Redonda do Canal Dez