MUDANÇA DE HÁ

Início da gestão de Pessuto vem priorizando o Meio Ambiente

Início da gestão de Pessuto vem priorizando o Meio Ambiente

Publicada há 7 anos

Da Redação 


São várias as medidas implementadas pelo prefeito André Pessuto em seu início de gestão na área do meio ambiente. Dentre elas, o incentivo ao uso de combustíveis renováveis. A Prefeitura de Fernandópolis publicou o decreto nº 7.772 regulamentando a aquisição de veículos com escolha obrigatória dos modelos com motorização flex. A Prefeitura possui cerca de 50 veículos flex em sua frota. A partir de agora, o decreto determina que os veículos automotores flex da frota municipal sejam abastecidos obrigatoriamente com álcool combustível - etanol. O veículo destinado ao serviço público, classificado como de serviço, será adquirido na versão mais econômica com motorização flex. Investindo em capacitações do ‘Verde Azul’, a equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente buscou orientações para a implantação de projetos sustentáveis.


 FISCALIZAÇÃO INTENSA 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou um amplo mapeamento de todos os pontos críticos da periferia da cidade, através de visitas de fiscais da Prefeitura, desde os primeiros dias do novo governo municipal. Constatadas irregularidades, os locais identificados começaram a receber caçambas com placas indicadoras para o depósito dos materiais inservíveis, produzidos pelos pequenos geradores de resíduos. “Os grandes geradores devem arcar com os custos”, pontuou o secretário Ângelo Veiga. 


SOLUÇÕES RÁPIDAS PARA ‘LIXÕES A CÉU ABERTO’ 

Veiga e Pessuto visitaram pontos caóticos de Fernandópolis, fazendo um levantamento das emergenciais ações a serem tomadas no município. Um dos locais alarmantes, já com acentuada degradação ambiental, se encontrava no antigo ‘Ecoponto’, localizado na estrada rural que liga Fernandópolis a Meridiano, ao lado do CAIC, e que virou depósito de grande quantidade de entulho e lixo de variadas espécies. A área a céu aberto recebeu os primeiros cuidados da atual administração. O local será todo fechado com cercas, a fim de evitar que novos descartes sejam feitos. Caçambas conterão placas identificadoras para cada tipo de lixo, com destaque para o material reciclável, que posteriormente será doado para a ACARF (Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis). Com a iniciativa, moradores da área rural passaram a ter um local adequado para o descarte de lixo. 


‘DISK ÁRVORE’ REATIVADO 

O programa ‘Disk árvore’ foi reativado ainda no mês de janeiro e, em menos de dois meses, beneficiou 101 residências com o plantio gratuito de árvores no município. O Viveiro Municipal é de importância estratégica para que o programa avance ainda mais. Atualmente, as opções de plantas são: Oiti, Resedá, Pata de Vaca, Ipê Mirim, Resedá Gigante, Acácia, Chapéu de Napoleão e Escova de Garrafa, dependendo da disponibilidade no viveiro. Solicitar o plantio é fácil, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone 34639014, fornecer os dados cadastrais e aguardar a visita dos técnicos que farão o acompanhamento avaliando as características do local e das mudas, respeitando as regras de espaçamento, tamanho de calçada e rede elétrica. Depois de realizado o plantio, o morador assina um termo de responsabilidade e recebe explicações de como cuidar da árvore. 


DESTINO CORRETO PARA DIFERENTES TIPOS DE LIXO

 Alternativas paliativas foram apresentadas pela administração para que os munícipes realizem um adequado descarte de diferentes materiais. Reciclar se tornou uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas, além de gerar uma fonte de renda para os catadores de lixo que dependem dos resíduos sólidos para sobreviver. A coleta de lixos comum e reciclados, como pilhas, baterias, lixo eletrônico, restos de construção civil, roupas, brinquedos e livros passou a contar com locais específicos em Fernandópolis. Com isso, todo o material tem seu destino e/ou reaproveitamento correto. 


Praticamente todos os bairros da cidade contaram com uma seletiva de reciclados realizada pela empresa Proposta Engenharia. Prédios públicos, escolas, faculdades, Igreja da Matriz e estabelecimentos comerciais estão coletando pilhas e baterias, sendo que em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, a Secretaria do Meio Ambiente realiza o recolhimento nos pontos de coleta, destinando o material à Empresa Ecoservice. Da mesma maneira, o lixo eletrônico passou a ser coletado em uma caçamba no Viveiro Municipal de Mudas (acoplado à Escola Agrícola). Resíduos da construção civil também contam vários pontos de coleta, com caçambas disponibilizadas apenas para que os munícipes depositem seus restos de construção civil. Não são aceitos depósitos de caçambeiros e tratoristas. Assim que lotadas, as caçambas serão destinadas ao Aterro de Meridiano. Há, também na Escola Agrícola, o ponto de coleta de roupas, brinquedos e livros usados/novos. Toda a arrecadação será destinada à Secretaria da Assistência Social de Fernandópolis, que fará o repasse para as famílias necessitadas.


AÇÕES SOCIAIS ENGAJADAS

 As Secretarias do Meio Ambiente e Assistência Social e Cidadania de Fernandópolis se uniram para a realização do projeto “Somos Todos Ipês”, cujo objetivo foi promover a socialização dos moradores em situação de rua, por meio do plantio de mudas de árvore. Ao todo, cinco dos 20 moradores atendidos pelo CREAS participaram da ação. As equipes de Abordagem Social e PAEFI - Programa de Atendimento Especial da Família e Indivíduos, do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, contaram com o apoio dos técnicos do “Disk-árvore”, que orientaram os participantes sobre o plantio e cuidados necessários com as mudas de Ipê. 


PARCERIA PARA DOAÇÃO DE MUDAS 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis firmou uma parceria com a concessionária de energia elétrica da cidade, a Elektro, para uma atividade de doação de mudas de plantas frutíferas e nativas na Praça Joaquim Antônio Pereira, no Centro da cidade. 


GUIAS PRÁTICOS PARA DOWNLOAD

 Além das diversas medidas citadas, a Prefeitura de Fernandópolis mantém em seu site dois guias - disponíveis gratuitamente para download - sobre arborização e poda de árvores. Os guias contêm orientações sobre “boas práticas em áreas verdes: técnica da poda”, abordando a escolha adequada da espécie no momento de seu plantio, levando-se em consideração os fatores locais, como o tamanho da calçada, presença de fiação, recuo das construções, largura da via e etc; noção sobre legislação, como, por exemplo, a Lei nº 3905 de 29 de dezembro de 2011, em vigor no município, que garante ao fernandopolense proceder a poda de árvores em frente ao seu imóvel através da contratação de um profissional liberal devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente; poda de limpeza; poda ornamental; ferramentas e equipamentos adequados; os 10 motivos para plantar uma árvore em frente a sua casa, entre eles sombra para o carro e para descansar - as árvores deixam sua casa muito mais bonita  clima muito mais fresco e agradável, etc; quem pode e como realizar o plantio de uma árvore; escolha da espécie correta; escolha do local; incentivo ao “espaço árvore” e à “calçada ecológica”, obrigatória para os novos loteamentos em Fernandópolis. Além de orientações sobre o plantio ideal e os cuidados com o manejo das árvores.

Registro do retorno das atividades do Disk árvore, reunindo prefeito, secretários e servidores municipais; no detalhe, coletores de pilhas e baterias 





últimas