CONSCIENTIZAÇ

Promovida caminhada para o combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Promovida caminhada para o combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Publicada há 8 anos

Assessoria de Imprensa 


No último dia 23 de maio, os profissionais da rede intersetorial de Ouroeste realizaram juntamente com as crianças e adolescentes do município uma caminhada para sensibilização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil.


Considerando a relevância do mês de maio, especialmente o dia 18 (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), enquanto um dia de luta e enfrentamento a este tipo de violência tão comum e ao mesmo tempo tão camuflada, os profissionais planejaram a ação comunitária, com o intuito de conscientizar a comunidade como um todo sobre a importância de ficarem atentos às suspeitas da existência deste tipo de violência e efetivarem as denúncias, para que os órgãos competentes possam realizar as intervenções necessárias.


A caminhada contou com a participação em massa dos alunos, professores e coordenadores da EMEF – Ouroeste e da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho e contou com a participação especial do Projeto Guri, que ao som dos tambores animou a caminhada com a execução de uma letra de rap, composta em parceria com as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, ofertado pelo Centro de Referência e Assistência Social.


As secretarias de Saúde, de Esporte e de Ação e Promoção Social, juntamente com Conselho Tutelar, Polícia Militar e Guarda Municipal, apoiaram a iniciativa da rede intersetorial e participaram da caminhada ao lado das crianças e dos adolescentes.

A rede contou também com a parceria da SABESP que disponibilizou saquinhos de águas, que foram distribuídos aos participantes, ao longo do trajeto. Com o objetivo de preparar as crianças e adolescentes do município para esta ação comunitária, no último dia 19 de maio, o curso de Serviço Social da Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF, a partir da articulação com o CRAS de Ouroeste realizou juntos aos alunos da E.E. Sansara Singh Filho e da EMEF – Ouroeste, oficinas com atividades socioeducativas em todas as salas de aulas, tendo alcançado cerca de 1300 crianças e adolescentes.


O objetivo central foi de conscientizá-los sobre a temática do Abuso e Exploração Sexual Infantil e orientá-los sobre a importância da efetivação das denúncias, mesmo diante de suspeitas, junto ao Conselho Tutelar ou por meio do Disque 100, garantindo assim a proteção e a prevenção de possíveis situações de violência sexual.


A caminhada contou com a participação em massa dos alunos, professores e coordenadores da EMEF – Ouroeste, da Escola Sansara e do Projeto Guri 



Os profissionais planejaram a ação comunitária,com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de ficarem atentos às suspeitas da existência de violência 



O CRAS de Ouroeste realizou juntos aos alunos da E.E. Sansara e da EMEF – Ouroeste, oficinas com atividades socioeducativas em todas as salas de aulas 



O objetivo central do encontro foi de conscientizá-los sobre a temática do Abuso e Exploração Sexual Infantil e orienta-los sobre a importância da efetivação das denúncias 





últimas