CAPACITAÇÃO

Profissionais da rede municipal discutem educação especial

Profissionais da rede municipal discutem educação especial

Publicada há 7 anos

SECOM 


Com a volta às aulas neste segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação preparou alguns momentos para capacitação e reflexão dos profissionais da área. A tarde de terça-feira, 18, foi dedicação aos auxiliares e cuidadores que atuam com a educação especial; eles participaram de um encontro com o diretor de educação especial da rede municipal de Fernandópolis, Washington Pissuto. Washington explicou que esta tarde foi dedicada a reforçar as informações com relação aos cuidados e atenção que estes profissionais devem dispensar às crianças especiais. “Destacamos como deve ser a relação com a criança atendida e o papel do cuidador; e falamos um pouco sobre os tipos de deficiência das crianças que atendemos”, explicou. 


A capacitação serviu também para debater o trabalho realizado no cotidiano escolar, buscando oferecer formas para que auxiliares e cuidadores compreendam e auxiliem o aluno na educação especial. Washington falou ainda sobre o processo de inclusão escolar e debateu com os profissionais as dificuldades que eles vivenciaram no semestre anterior. A rede municipal de educação de Fernandópolis tem hoje 94 alunos deficientes e 13 com síndromes variadas em processo de inclusão. Além de participarem do ensino regular com apoio dos cuidadores e auxiliares, estas crianças também são atendidas nas salas de recursos multifuncionais que estão instaladas em oito unidades de ensino; estas salas auxiliam no desenvolvimento de habilidades dos estudantes no contraturno das atividades em sala de aula.


Os profissionais que atuam nas salas de recursos também apoiam os trabalhos dos professores do ensino regular com reuniões e orientações e também auxiliam os pais nas informações necessárias para estimular o desenvolvimento dos alunos. Todo o trabalho da educação especial tem ainda a equipe de apoio, que é dirigida por Washington Pissuto, que é psicólogo, psicopedagogo e especialista em neurociência; e tem ainda os trabalhos da psicóloga Sandra Boer e a psicopedagoga Silvana Amorim.



Auxiliares e cuidadores participaram de capacitação oferecida nesta semana 






últimas