EDUCAÇÃO

Sebrae-SP e Prefeitura de Ouroeste levam educação empreendedora para escolas municipais

Sebrae-SP e Prefeitura de Ouroeste levam educação empreendedora para escolas municipais

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos estará na rotina dos alunos do ensino fundamental

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos estará na rotina dos alunos do ensino fundamental

Publicada há 1 hora

Foto: Divulgação / Fonte: Sebrae-SP

Da Redação

A Prefeitura de Ouroeste assinou, nesta quarta-feira, 28, parceria com o Sebrae-SP para implantar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) em escolas da rede municipal. A iniciativa tem como objetivo inserir conceitos de empreendedorismo no cotidiano escolar e desenvolver, entre os alunos do ensino fundamental, habilidades como autonomia, planejamento, cooperação e educação financeira.

O termo de adesão foi assinado pela analista de negócios do Sebrae-SP Leliane Petrocelli e pelo secretário municipal de Educação Rodrigo Sérgio dos Santos Oliveira. O programa também foi apresentado aos gestores da rede municipal, que serão responsáveis por coordenar o começo das atividades nas unidades de ensino.

Inicialmente, o Jovens Empreendedores será implementado em duas escolas. A primeira será a Escola Municipal José de Souza Cabral, do distrito de Arabá, aos alunos do 1º ao 9º e na Escola Municipal Maria Arminda de Godói, para os alunos do 4º e 5º ano.

Criado pelo Sebrae, o Jepp é voltado a estudantes do 1º ao 9º ano e oferece material didático estruturado, formação para professores e propostas pedagógicas práticas. As atividades incluem simulações de pequenos negócios, organização de feiras, projetos colaborativos e desafios que estimulam a tomada de decisão, a criatividade e o senso de responsabilidade. A metodologia é adaptada para cada faixa etária, com linguagem lúdica nos primeiros anos e conteúdos mais aplicados nas séries finais.

Segundo Leliane Petrocelli, a proposta busca desenvolver o protagonismo dos alunos. “O Jepp trabalha o empreendedorismo como competência de vida. O aluno aprende a identificar problemas, propor soluções, planejar ações e trabalhar em equipe. São habilidades que servem tanto para quem quer empreender quanto para a formação cidadã”, afirmou.

últimas