EDUCAÇÃO

Encceja 2017 tem 1,5 milhão de inscritos pra prova que 'substitui' o Enem

Encceja 2017 tem 1,5 milhão de inscritos pra prova que 'substitui' o Enem

Prova para obtenção do certificado do ensino fundamental e médio será aplicada em 22 de outubro

Prova para obtenção do certificado do ensino fundamental e médio será aplicada em 22 de outubro

Publicada há 6 anos

Da Redação 


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) teve 1.573.862 inscritos em 2017. O número surpreendeu o governo federal, que decidiu neste ano deixar de usar Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conceder os diplomas.


O balanço foi apresentado nesta semana pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

O exame será aplicado em 564 municípios em 22 de outubro. Para pleitear o certificado do ensino fundamental, o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos. Já no ensino médio, é preciso ter a partir de 18 anos. Para obter a certificação, o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada área de conhecimento. A nota máxima é 200 pontos. Na redação, a nota mínima é de 5 pontos em um total de 10.


MAIS INSCRITOS DO QUE O ESPERADO

O ministro da Educação, Mendonça Filho, voltou a defender que desvincular a certificação do Enem será mais adequado para avaliar aqueles que buscam comprovar o nível de escolaridade.


A secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Castro, disse que 55% dos trabalhadores em idade economicamente ativa ainda não possuem a certificação de ensino fundamental completo. "Por isso, o número de inscritos é grande, mas ainda pequeno diante do potencial", disse.


CERTIFICADO ERA OBTIDO VIA ENEM

O Encceja, criado em 2000, não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009, quando a função foi absorvida pelo Enem até o ano passado. Conseguia a certificação de ensino médio os candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. Em 2016, só 7,7% dos candidatos do Enem tiveram nota mínima para pegar diploma.


De acordo com o MEC, a maioria dos inscritos para a certificação de ensino médio está na faixa de 23 a 30 anos 





últimas