ECONOMIA

Desemprego volta a cair em julho, aponta IBGE

Desemprego volta a cair em julho, aponta IBGE

Segundo instituto, mais de 1,4 milhão de pessoas foram reposicionadas no mercado de trabalho

Segundo instituto, mais de 1,4 milhão de pessoas foram reposicionadas no mercado de trabalho

Publicada há 7 anos

Por Portal Brasil 


Em mais um sinal de retomada da economia, o desemprego voltou a cair no País. No trimestre encerrado em julho, a taxa de desocupação passou de 13,6% para 12,8%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira, dia 31.


Os dados revelam que o número de desempregados no Brasil atingiu 13,3 milhões de pessoas de maio a julho, contra os 14,02 milhões registrados no período de fevereiro a abril.


No caso da população ocupada, houve um crescimento de 1,6% em relação ao trimestre anterior. Na prática, isso significa que mais de 1,4 milhão de pessoas foram reposicionadas no mercado de trabalho e voltaram a ter renda.


De acordo com o levantamento, o número de empregados com carteira de trabalho ficou estável em 33,3 milhões de pessoas, enquanto o número de trabalhadores por conta própria cresceu 4,6% no trimestre (+468 mil pessoas).


Por sua vez, o nível da ocupação, indicador que mede o percentual das pessoas ocupadas, ficou em 53,8% no trimestre encerrado em julho, o que representa um aumento de 0,6 ponto percentual frente ao trimestre anterior.


Trajetória positiva

O resultado do trimestre reforça a tendência de queda no desemprego diante da retomada da economia. De janeiro a julho, por exemplo, foram criadas 102,3 mil vagas formais de emprego no País, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.



Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE e Ministério do Trabalho




http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/08/desemprego-volta-a-cair-em-julho-diz-ibge

últimas