Josanie Branco

Mantendo o equilíbrio

Mantendo o equilíbrio

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Publicada há 8 anos

Em nossas vidas, é comum que as coisas, vez ou outra, saiam do nosso controle, acontecimentos nem sempre são como esperamos.  Normalmente planejamos como nosso dia começa e termina e, não gostamos de passar por situações que não estamos esperando. Naturalmente desejamos ter o domínio de nossas vidas, nosso desejo é que as coisas andem como determinamos em nossas mentes. Nosso conceito de uma vida boa geralmente está ligado ao fato de termos tudo sob controle.


Entretanto, às vezes tudo parece tenebroso e nebuloso, é quando as coisas realmente fogem do nosso domínio e transformam-se em um grande ciclo de problemas.  Situações onde ficamos sem reação, sejam elas de doenças, dívidas, problemas no casamento, vícios, relacionamentos conturbados, sentimentos ruins, lhos que não agem como gostaríamos, pais que não respeitam, etc...


Nesse momento, a tendência é nos desesperarmos e perdermos o rumo. Os mais diversos questionamentos rondam a nossa mente e como tudo está complemente fora de controle começamos a buscar os motivos pelos quais estamos passando por tudo isso ou aquilo.


É lógico que essas situações, às vezes, ocorrem por uma determinada decisão ou escolha que zemos, porém acontecem, também, por um conjunto de fatores que, alguns deles, fogem ao nosso controle, mas temos a tendência de nos culpar sempre pelo que está acontecendo. Algumas coisas são difíceis demais de entender ou aceitar, parece que não há nada que se possa fazer. Porém, é possível retomar as rédeas e agir de uma forma mais positiva frente a esses acontecimentos. O primeiro passo é aceitar o que está acontecendo. De nada adianta ignorar o fato de que a nossa vida está passando por um momento tempestuoso. Aceitar e tentar entender o que está ocorrendo ajuda a clarear os pensamentos e encontrar novos caminhos para os impasses.


E o mais importante é saber que quando estamos nessa situação não existe alternativa a não ser nos voltar para o único que pode nos ajudar, que pode nos dar um consolo, um refrigério, que pode nos mostrar uma luz no m do túnel, que pode transformar qualquer situação e nos trazer a esperança que tudo vai mudar, e esse alguém é Deus, só nos conduzirá com sabedoria em meio à tempestade e, aos poucos, perceberemos que o problema, muitas vezes, é menor do que parece e o equilíbrio alcançado nesse momento pode ser o caminho ideal para remover qualquer obstáculo.


Somente Deus pode implantar em nossos corações essa esperança de que, apesar de estarmos caminhando sem direção e perspectiva, no Seu tempo determinado as coisas se transformarão e você verá com seus próprios olhos o caminho da vida se tornando mais leve. “Não peça que tudo na vida siga o caminho de sua vontade. Ore para que as coisas aconteçam como elas precisam acontecer e verá que tudo é muito melhor do que estava esperando”




últimas