Josanie Branco

Superação

Superação

Por Josanie Branco

Por Josanie Branco

Publicada há 9 anos

Tenho o hábito de, aos finais de semana, sair com minhas filhas e suas amiguinhas. Confesso que levá-las para passear é algo que faz um bem enorme para mim. Dia desses, enquanto esperava elas brincarem em um parquinho, me sentei num banco da praça, do lugar que eu estava conseguia observar a alegria daquelas pequenas, que sem brinquedo algum nas mãos, apenas com o uso da imaginação, vivenciaram momentos incríveis e de intensa felicidade.  


Naquele exato momento, sentindo o vento forte que desarrumava meus cabelos, e ao mesmo tempo trazia um acalento de paz, comecei a fazer um retrospecto dos meus dias. Naquela súmula de recordações pude traçar, de maneira clara, um histórico dos meus anos e do quanto cada um dos acontecimentos, bons ou rins, contribuíram para que eu pudesse dar um norte à minha vida. Sei que minha rotina se assemelha a de muitas pessoas, tantos afazeres, compromissos e responsabilidades que de certa forma nos obrigam a estar sempre prontos e mesmo que a lida diária, muitas vezes, queira nos esmorecer é preciso enfrentar os pormenores e sair em busca da vitória.


Ali, no banco da praça, relembrei dos meus dissabores, pois assim como você também já desacreditei em sonhos, por vezes me entristeci, chorei e achei que não conseguiria vencer. Porém, mesmo em meio às lágrimas não poderia desistir, afinal os dias estavam ali, bem à minha frente para ser vividos. 


Eu sabia que vidas dependiam da minha força e que minha fé tinha que ser maior que meus medos e inseguranças. Durante as tribulações cheguei a pensar que eu fosse fraca demais, hoje vejo que não, sempre fui forte e isso me manteve de pé. Sempre fui amada e protegida pela minha família e amigos, demonstrações de amor que me reergueram e que a cada manhã me faziam estar pronta para novamente ver o sol brilhar. 


E assim foram os dias, meses, anos, nada que o tempo não pudesse curar. Por mim e por aqueles que amo eu vivi cada instante e me fortaleci, renovei meus ânimos e nunca, em momento algum, pensei em desistir.

... Enquanto eu observava as meninas brincarem no parque, pude ter a certeza de que hoje sou a mesma mulher de antes, os mesmos princípios e ideais, porém muito mais determinada a conquistá-los. Sou convicta de que tudo que passamos na vida nos traz importantíssimas lições e cabe a nós sermos alunos aplicados para que haja a aprovação final.


Passados longos minutos já era hora de voltar para casa... então, chamei as meninas para irmos embora. Confesso que me senti feliz, acredito que minhas pequenas não tenham entendido o motivo do meu sorriso intenso nos lábios, mas eu tive a certeza de que estou me empenhando para conquistar uma boa nota, afinal a vida nos avalia de acordo com as nossas ações...  


Hoje, resolvi escrever sobre Superação, pois sei que muitas pessoas passam por problemas, talvez alguns intensos demais e que pareçam não ter solução, problemas que tiram de nós a coragem e a força para lutar. Só consegui vencer meus fantasmas quando mudei meu olhar, passei a enxergar o mundo com os olhos da fé, só assim aprendi que tudo é permissão Divina, afinal se passamos pelo vale é porque conseguiremos atingir o final, só depende de nós a forma que atravessaremos para chegar ao cume do monte, bem no topo desejado.      

Eu posso afirmar que até aqui venci, sei que na vida ainda terei muitas aflições, isso faz parte do mundo, mas hoje me sinto forte para entrar no campo de batalha e lutar, pois sei que a vitória será minha.


Estou feliz, em paz comigo mesma e com meu próximo, me propondo  a dar o melhor de mim para amar e ser amada pelas pessoas que fazem parte da minha vida, para auxiliar no que preciso for e estender a mão àqueles que necessitem e que, assim como eu, um dia desacreditaram em sonhos.  


Aprendi usar o tempo a meu favor e coloquei Deus à frente da minha vida, crendo que tudo é permissão Dele e que todas as dores, por mais intensas que pareçam ser, chegarão ao fim.


Se hoje para você algo está difícil, lembre-se que nada perdura para sempre e lá na frente você conseguirá ver e entender coisas grandiosas que te farão voltar a sorrir e ser verdadeiramente feliz.    


“Não importa quão devagar se vá, desde que nunca pare. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muito curta para ser insignificante”.


últimas