ECONOMIA
Mercado financeiro reduz expectativa para a inflação em 2018
Mercado financeiro reduz expectativa para a inflação em 2018
Revisão acontece após resultado da inflação de janeiro, que veio abaixo do esperado
Revisão acontece após resultado da inflação de janeiro, que veio abaixo do esperado
Da Redação
Os analistas do mercado financeiro revisaram para baixo a estimativa para a inflação deste ano, informou o Banco Central nesta semana, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. A pesquisa ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada.
Para a inflação de 2018, a previsão do mercado recuou de 3,94% para 3,84%. Foi a segunda queda seguida do indicador.
A expectativa dos analistas continua abaixo da meta central de 4,5% para a inflação, que deve ser perseguida pelo Banco Central neste ano. Mas está dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, e que prevê que a meta terá sido cumprida pelo BC se o IPCA ficar entre 3% e 6%.
A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).
A revisão da estimativa do mercado financeiro para a inflação deste ano acontece após a divulgação do IPCA de janeiro, que somou 0,29%. A taxa foi a menor para o mês desde a criação do Plano Real, em julho de 1994, e também ficou abaixo da estimativa do mercado.
Para 2019, o mercado financeiro manteve sua expectativa de inflação estável em 4,25%. A estimativa do mercado está em linha com a meta central do próximo ano e também dentro da banda do sistema de metas (entre 2,75% e 5,75%).