TENTAÇÃO PARA

A um mês da Páscoa, supermercados da cidade começam a expor ovos de chocolate

A um mês da Páscoa, supermercados da cidade começam a expor ovos de chocolate

Embora a procura ainda seja tímida, expectativa é de aumento nas vendas em relação a 2017

Embora a procura ainda seja tímida, expectativa é de aumento nas vendas em relação a 2017

Publicada há 6 anos

Livia Caldeira 


Falta exatamente um mês para a Páscoa e a oferta de ovos de chocolate começou há alguns dias nos supermercados da cidade. As tradicionais parreiras de exposição ainda estão sendo montadas e carregadas com ovos para todos os gostos e bolsos.


Por enquanto, a procura ainda é tímida, reconhecem os gerentes de supermercados de Fernandópolis ouvidos pela Reportagem, mas já tem cliente pesquisando preços dos itens de Páscoa.


A aposentada Clarice Fátima de Faria começou esta semana a comparar preços e ficar de olho nas promoções. “Os preços estão mais salgados, por isso não quero deixar pra comprar os ovos de Páscoa na última hora como costumo fazer todos os anos. Dessa vez já estou me antecipando”, conta.


Para Fabio Pessotto, gerente de um supermercado da cidade, a expectativa é de aumento nas vendas. “Já notamos uma retomada da economia desde o começo do ano, por isso estamos otimistas e aumentamos em 15% as compras em comparação com 2017”, explica.


A má notícia para este ano é que de acordo com as estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, amendoim, Balas e Derivados, a ABICAB, o aumento nos preços dos ovos de Páscoa deve girar em torno de 3%. Porém alguns supermercados do município preveem um aumento de até 8% devido aos reajustes feitos pela indústria do setor. “Acredito que em razão desse aumento os produtos mais procurados serão aqueles mais em conta”, prevê o gerente.


INDÚSTRIA ESTÁ OTIMISTA

Em 2017 foram produzidas quase 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos. Se comparado à produção de 2016, o volume é 38% menor.

O otimismo da associação para esse ano tem como base os dados do primeiro semestre de 2017 do setor de chocolates. O volume de produção ficou praticamente estável no comparativo com o mesmo período de 2016, que havia registrado grande queda. A boa notícia é que, mesmo com uma produção estável, o consumo de chocolates registrou alta de mais de 8%.


GANHO EXTRA

Com a data comemorativa se aproximando, tem muita gente querendo garantir uma renda extra. Após um início de ano cheio de contas a pagar, como IPTU, IPVA e material escolar, a Páscoa é uma excelente opção para manter o orçamento em dia e, quem sabe, até fazer uma reserva.


De olho nesse segmento do mercado, a fernandopolense Beatriz Crescêncio da Silva, de 20 anos, decidiu empreender. Ela já trabalha com bolos, trufas e doces há algum tempo, e este ano vai ampliar a sua gama de produtos fazendo também ovos de Páscoa caseiros. “Eu escolhi começar essa atividade, pois neste mês acabou meu contrato de estágio e fiquei desempregada. Não consegui nada de imediato e como já tenho práticas em doces resolvi apostar no chocolate”, relata.


 Para ela, o ramo oferece diversas vantagens. “Eu posso trabalhar de casa, faço meus próprios horários, e estou fazendo o que eu gosto - isso faz toda diferença. Tenho prazer em atender bem o cliente, mais criatividade na hora de decorar e embalar, e quando o consumidor recebe a encomenda e gosta do produto final, é um sentimento maravilhoso”.


VIVENDO A QUARESMA

Os consumidores de Fernandópolis também já começam a encontrar uma maior quantidade de peixes disponíveis para os dias de Quaresma. Em razão desse período, os supermercados também prepararam um grande sortimento para a categoria, entre frescos/congelados e diferentes tipos de bacalhaus.

 

Beatriz Crescêncio da Silva, 20 anos, aproveitou a data comemorativa para empreender 



Clarice Fátima de Faria já começou a pesquisar preços  



Ovos de páscoa já estão nas prateleiras dos supermercados da cidade 





últimas