PROJETO 'ENTRE

Bordadeiras do município expõem artesanato no Fórum Mundial da Água, em Brasília

Bordadeiras do município expõem artesanato no Fórum Mundial da Água, em Brasília

Trabalhos são vendidos no evento que acontece até o dia 23 de março

Trabalhos são vendidos no evento que acontece até o dia 23 de março

Publicada há 7 anos

SECOM


Os trabalhos feitos por bordadeiras de Fernandópolis ganharam espaço no Fórum Mundial da Água, evento realizado de 17 a 23 de março no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Natalha Nascimento Porto, coordenadora do grupo “Bordadeiras de Fernandópolis”, participa do evento expondo e comercializando os materiais produzidos no município.


Este evento reúne representantes de diversos países no Brasil, com o objetivo de mostrar o que estão fazendo em benefício da água no mundo. Além disso, os municípios participantes do projeto “Entre Rios” também foram convidados para apresentar e comercializar seus produtos artesanais.


Cerca de 20 bordadeiras de Fernandópolis fazem parte do projeto “Entre Rio”, mantido pela empresa Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), que liga o estado de Rondônia à cidade de Araraquara (SP), mais conhecido como Linhão do Madeira. Como forma de compensar os danos socioambientais causados pelo Linhão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exige que seja feita uma educação ambiental nos locais atingidos. O Linhão conta com cinco mil torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.


Em Fernandópolis, o projeto é mantido em parceria com a Prefeitura desde agosto de 2017 e terá a duração de quatro anos. As bordadeiras produzem mandalas e capas de almofadas com desenhos que remetem a fauna e flora da região. Toda a renda com a comercialização do material é revertida ao próprio grupo.


A cada 15 dias, as mulheres se reúnem na Biblioteca Municipal de Fernandópolis para a produção dos bordados. Para Natalha Porto, este projeto é uma oportunidade de empoderamento, geração de renda e de manter a tradição do bordado.


Cerca de 20 bordadeiras de Fernandópolis fazem parte do projeto “Entre Rio” 



Natalha Nascimento Porto, coordenadora do grupo “Bordadeiras de Fernandópolis” participa do evento em Brasília 



Em Fernandópolis, o projeto é mantido em parceria com a Prefeitura desde agosto de 2017  





últimas