SAÚDE

Criança de um ano morre após quadro grave de meningite em Fernandópolis

Criança de um ano morre após quadro grave de meningite em Fernandópolis

Tipo de meningite - viral ou bacteriana - ainda não foi divulgado pela Saúde

Tipo de meningite - viral ou bacteriana - ainda não foi divulgado pela Saúde

Publicada há 1 hora

Foto: Arquivo / Fonte: O Extra.net

Da Redação

Uma criança do sexo feminino, com pouco mais de um ano de idade, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 09, em Fernandópolis, após enfrentar um quadro grave de meningite.

A criança havia sido internada no Pronto-Socorro da Santa Casa de Fernandópolis na manhã deste último domingo, 08, apresentando sintomas que levantaram alerta imediato da equipe médica. Diante da gravidade do quadro clínico, ela foi prontamente encaminhada para avaliação e acompanhamento da equipe de Pediatria da instituição.

Após a realização de exames clínicos e laboratoriais, os médicos confirmaram o diagnóstico de meningite. Apesar do início imediato do tratamento e de todos os esforços da equipe multiprofissional, o estado de saúde da criança evoluiu de forma desfavorável, resultando no óbito nas primeiras horas desta madrugada.

Tipo de meningite ainda não foi divulgado

Até o momento, a Santa Casa de Fernandópolis não divulgou nota oficial informando o tipo específico de meningite — se viral ou bacteriana. Essa informação é considerada essencial para que a Vigilância Epidemiológica do município avalie a necessidade de adoção de medidas adicionais, como bloqueio sanitário, monitoramento de contatos próximos ou medicação preventiva para pessoas que tiveram convivência direta com a criança.

A Vigilância Epidemiológica deve se manifestar após a confirmação do agente causador da doença.

Orientações à população

As autoridades de saúde reforçam que a vacinação é a principal forma de prevenção contra as formas mais graves de meningite, especialmente na infância. Pais e responsáveis devem manter a caderneta de vacinação atualizada e ficar atentos aos sinais de alerta, que incluem:

  • febre alta e persistente;
  • vômitos frequentes;
  • sonolência excessiva ou irritabilidade;
  • rigidez na nuca;
  • convulsões;
  • manchas pelo corpo;
  • dificuldade para mamar ou se alimentar.

Em caso de aparecimento desses sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediato.

O caso segue sob acompanhamento das autoridades de saúde do município.

últimas