BENEFÍCIOS

Parceria e tecnologia garantem acessibilidade na Biblioteca Municipal

Parceria e tecnologia garantem acessibilidade na Biblioteca Municipal

Publicada há 6 anos

SECOM


Atualmente existe a preocupação de diversas instituições em oferecer serviços e produtos acessíveis a todas as pessoas. Como não poderia deixar de ser, as bibliotecas e unidades de informação têm procurado se inserir no universo da acessibilidade, como é o caso de Fernandópolis. Na última semana, assistidos da ADVF (Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis) foram convidados a testar as novas tecnologias pró leitura, implantadas no Centro Cultural. 


“Para uma biblioteca ser acessível, é necessário que acolha um maior número de pessoas em suas atividades, que tenha instalações adequadas para atender cada um, conforme suas diferenças físicas e sensoriais; somando-se a isso a acessibilidade digital e tecnológica de forma organizada. O programa ‘Acessibilidade nas Bibliotecas’ vem trazer exatamente isso a toda a população de Fernandópolis com deficiência: Integração através da tecnologia”, cita Iraci Pinotti, secretária municipal de Cultura.


A Biblioteca de Fernandópolis conta agora com benefícios dos softwares, os quais permitem que os deficientes visuais possam usufruir da tecnologia para se tornarem mais interativos e independentes quando buscam por informações e conhecimento.


Os leitores de tela são programas que interagem com o sistema operacional do computador, capturam as informações textuais e as transformam em resposta falada, através do uso do sintetizador de voz para os deficientes com cegueira total. 


O usuário pode ouvir o que está sendo demonstrado à medida que navega pelo sistema e executa comandos. Os ampliadores de caracteres também devolvem a pratica da leitura aqueles que possuem visão parcial.


Serviço:

A Biblioteca Municipal "Professora Cleusa Maria Papani de Queiroz" está situada na Avenida Milton Terra Verdi, nº420 – Jardim Santa Helena. Mais informações o telefone é o (17) 3462 6153.



Inclusão social já é realidade em Fernandópolis 





últimas