Uma verdadeira nostalgia. É assim que defino meus pensamentos em certos dias, principalmente quando são acompanhados por uma boa música, que sempre tenho o hábito de ouvir enquanto trabalho. Dia desses, ouvindo as muitas histórias e imaginações da minha caçula, fiz um flashback da minha infância e confesso: ‘quanta saudade daquela ingenuidade e pureza’.
Lembrei-me dos tantos sonhos e da minha fértil imaginação, dos planos mirabolantes, dos desejos mais insanos, que para mim eram a projeção de um futuro pleno e feliz. Quanto aos problemas, os maiores deles eram fazer a lição de casa e cumprir as tarefas impostas pela minha mãe - o que era motivo de muitas reclamações, mas eu sempre os fazia com exatidão.
Na minha ingenuidade de menina não tinha noção dos tropeços, perdas e muitas dores que a vida me proporcionaria, assim como acontece com todos os seres humanos.
Para mim, as fantasias da minha mente seriam naturalmente conquistadas no futuro, uma boa carreira profissional, uma casa linda e tudo mais que a vida me oferecesse, como num brincar de casinha... ‘Quanta saudade daquele tempo onde na hora do aperto era só gritar por socorro e rapidamente sentia o carinho e a proteção dos meus pais. Quantas lembranças de quando esperávamos meu saudoso pai chegando do serviço com aquele largo sorriso nos lábios e um doce escondido nas mãos, só para nos agradar’.
Mas... os anos se passaram e com eles o amadurecimento. Aos poucos todo aquele encanto e pensamento ilusório foram se transformando em responsabilidades e a realidade tomando conta e norteando minha vida, um misto de novos sentimentos e emoções. Às vezes medo, insegurança e decepções, em outros momentos coragem, determinação e alegria, todos com significativa importância para meu crescimento. E assim o tempo foi me ensinando que a realidade é bem diferente daquela projeção que fiz na minha meninice.
Foram e ainda são tantas lições... Hoje entendo que mesmo minha história não sendo escrita como os rascunhos da infância, ela é repleta de cor, de brilho e me dá grande prazer e satisfação, sou abençoada pelo Criador. Afinal, na vida tudo depende da maneira como vamos subir cada degrau, como vamos levantar de cada queda e olhar para frente.
É incrível ver que nem as muitas mudanças e avanços tecnológicos das últimas décadas conseguem transformar os sonhos, a pureza e a imaginação de uma criança. Vendo minhas filhas e seus corações cheios dessa boa perspectiva, de planos e fantasias de um mundo lindo e perfeito (assim como aquele que um dia eu sonhei) sinto-me feliz, pois sei que estão no caminho certo: que é viver intensamente.
E quanto ao futuro... mesmo que elas encontrem barreiras, sei que serão vitoriosas pois creio que com todos os ensinamentos que hoje são repassados a elas e com uma dose redobrada de amor e com o cuidado de Deus em suas vidas, certamente alçaram voos altos.