01 - Olá, um grande abraço. Estamos chegando. E o primeiro assunto a ser tratado hoje na coluna é o comportamento duvidoso em termos de convocações, que o treinador Tite da seleção nacional anda fazendo ultimamente. Tem sido difícil de entender o que o professor Tite vem fazendo.
02 - Você, eu, o mundo sabe que no Brasil não tem mais que meia dúzia de jogadores que o professor possa convocar para vestir o manto sagrado do futebol que é aquela camisa amarelinha. Mas também o mundo sabe que Tite não precisa exagerar tanto como tem feito. Hoje a seleção, que inclusive jogou na Rússia no dia de ontem, tem três brasileiros que jogam na Ucrânia.
03 - E é de lá que tem vindo dois ou três convocados para a seleção a cada convocação. Se isso for suporte ou base para conquistarmos o mundial então seria muito bom parar com tudo e começar de novo. Quando uma seleção, como a brasileira, precisar de jogadores que jogam na Ucrânia para fazer bonito e vencer uma Copa do Mundo é o apocalipse.
04 - Quem é Ismaily? Um desconhecido que saiu do fundão de Goiás para se aventurar no gelo da Ucrânia há mais de cinco anos e ninguém, mas ninguém mesmo da Europa o descobriu ou, mostrou desejo de contratá-lo. Mas o professor Tite que convoca Taison, Fred, que inclusive jogou ontem com a camisa 10, pasmem, camisa 10 da seleção são convocados, então por que não convocar Ismaily. Só por Deus.
05 - O mais perigoso, além de convocar muitos "pés de rato", como este Ismaily é que Tite começa a mostrar que está "trocando as bolas" na hora errada. Sua auto-confiança com a campanha na fase de classificação para o mundial deixou-o meio “atordecido”, sem um horizonte perfeito. Esse descontrole na hora de decidir-se para os melhores sem pressão de empresários fragiliza a seleção, perde-se o rumo, gera desconfiança e não podemos nos esquecer que a convocação definitiva está por apenas alguns dias. Vamos aguardar.
06 - O Fefecê, agora com Luiz Muller, treiador, já em pleno trabalho, começa a tomar uma cara. Dos garotos que disputaram a Copa São Paulo de Juniores, apenas três ficaram para somar aos novos atletas que chegaram e que estão chegando. Por sinal, segundo um alto dirigente do clube, ontem seria um dia de dispensas. Segundo ele, muitos deixaram de interessar, simplesmente, por falta de qualidade técnica. E como o dinheiro está mais curto do que "coice de rato" não se pode ir contratando assim a "torto e a direito" qualquer jogador mediano. Pessoal do FFC dá mostras de que estão mesmo com os pés no chão.
07 - As finais do Paulista chegaram. Neste final de semana teremos as semifinais e já se pode fazer uma análise com mais elementos em mãos. O Palmeiras mostrou que é mesmo o grande favorito a ganhar o campeonato. Não que tenha um timaço como Real Madrid, Barcelona, mas para o gasto do que é preciso no Brasil o Verdão tem time e elenco para levantar o caneco. Mas não se pode esquecer que nem sempre o mais forte, o melhor acaba levando o título. Ser favorito é uma coisa, ser campeão é outra coisa bem diferente.
08 - Já o tricolor paulista, São Paulo, um dos maiores gigantes do futebol mundial sofreu demais para chegar as semi. Derrota em São Caetano do Sul, por um a zero. Precisava virar e vencer por dois a zero e venceu. Mas ainda não convenceu e está muito longe disso. É um time ainda em formação e não dispõe de grandes craques como outrora. E venceu pelo bom futebol do segundo tempo na vitória de dois a zero contra o São Caetano e pela irresponsabilidade do Paes, goleiro do time adversário, que não só foi o Paes como foi a mãe, a tia, a prima, seja lá que diabos for. Goleirão Paes, o que melhor deve fazer é abandonar a carreira. Chega.
09 - Quanto a outro gigante do futebol mundial, o Peixe da Vila, a coisa não esta nada fácil. Jogou 180 minutos e mais prorrogações e não conseguiu marcar um mísero golzinho naquele timeco do Botafogo, de Ribeirão Preto. O Santos que sempre foi louvado por ser um timaço que joga para frente sempre nas mãos do "curioso" Jair Ventura, treinador, sic, está perdendo o seu DNA. E para piorar as coisas ainda, os dois times, Santos e Botafogo precisam fazer um cursinho, mesmo que seja a distância de como se faz para bater pênaltis e levem o Felipe Melo e o Jadson também para o cursinho.
10 - E o Curingao? Passou. Meio no sufoco como não poderia ter acontecido. Deu a lógica para felicidade geral da nação e principalmente da FPF. E os torcedores ficam se perguntando: Como será o amanhã? Tudo igual para este colunista. Ninguém é de ninguém e todos têm as mesmas chances de ser campeão. Sabe por que? Porque são quatro camisas pesadas e mesmo São Paulo e Santos estarem um pouco abaixo de Verdão e Timão trata-se de clássicos e em clássicos dificilmente tem um favorito. Mas se não houver nenhum acidente de percurso a tendência é que a final seja Verdão e Timão. Mas no futebol tem certas coisas que só acontecem no futebol.
11 - Logo mais a partir das 12h você poderá conferir na tela do Canaldez, da TV Cabo Mix, a Mesa Redonda que também pode ser assistida no www.canaldez.com.br, no Facebook, no Instagram e no YouTube, e amanhã no mesmo horário em reprise quando estaremos ao lado do nosso PVC - Gil Cipriano - e de Admilson Garcia, diretor deste diário, recebendo nossos convidados. Até sábado se Deus quiser.

Livio Vono, Admilson Garcia e Gil Cipriano estarão hoje,a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez