Por Beto Iquegami
GUERRA DECLARADA: VOTUPORANGA DE NOVO!
Explodiu! Graças ao exclusivo trabalho divulgado, inicialmente, pelo site www.oextra.net e, após, na edição de ontem deste diário “O Extra.net”, mais uma vez exponenciou-se a “babilônica” rivalidade nutrida entre fernandopolenses e o município vizinho. E, convenhamos, desta vez, não sem razão. O nível de injunção política de lá, aqui dentro, enaltecido com a nomeação da votuporanguense Meire Azevedo, para a chefia da Drads, em substituição a uma nativa daqui, pegou mal, ou melhor, péssimo! O órgão estadual, além de aqui ter sede, é tradicionalmente dirigido por fernandopolenses.
E TEM ANTECEDENTES: LEMBRAM DO FÓRUM?
Imediatamente a imputação de culpabilidade recaiu sobre o deputado Carlão Pignatari. Lideranças políticas, muitos ligados ao próprio PSDB - mesmo partido do deputado e do próprio governador Alckmin - cravaram tratar-se de uma articulação espúria capitaneada pelo votuporanguense. Será possível? Sim! Embora categoricamente negado (também com exclusividade pelo deputado em nossa edição de ontem). E para quem não se recorda, basta rememorar o embate entre esse político e o então juiz Evandro Pelarin, que o acusou de trabalhar contras os interesses daqui, junto ao Tribunal de Justiça. Ainda tem o 16º Batalhão, a Polícia Ambiental...
CPI DA MERENDA E EXONERAÇÃO
Mas não sejamos simplórios ao extremo. Informações palacianas chegadas a essa coluna diretamente da capital paulista apontam que esse é uma das contas cobradas por aquele político, líder do governo na Assembleia Paulista, e, sobretudo, o principal aliado governista, missionário a barrar, ou ao menos protelar, a instação da CPI da Merenda. Ou seja, Alckmin e por consequência todo o governo paulista, certamente receberá (ou já está recebendo) a conta! Para piorar, não há um único político estadual com força simétrica a de Pignatari para contrabalancear suas ações em favor de Fernandópolis.
UMA AFRONTA INCOMENSURÁVEL
E vamos cravar: não estamos aqui para defender competência funcional da exonerada Flávia Resende; muito menos para qualificar de incompetente a substituta Meire Azevedo. O que está em cheque é a sobrevivência e a indepedência política de uma cidade, recheada de eleitores que idolatram (às vezes infundadamente) Alckmin. Basta ver os resultados das urnas. Na real, Pignatari faz a parte dele, defendendo os interesses de seu município. Quem não o faz são o governador e os deputados que aqui tiveram expressiva votação e, por consequência, a obrigação de defender-nos. Com a palavra Analice Fernandes e Itamar Borges que levaram 22% dos votos daqui.
PERGUNTAR OFENDE?
- Carlão Pignatari é o único culpado? Onde está Alckminque aqui teve, percentualmente, mais votos que em Votuporanga?
EU NÃO!A CULPA É DO SECRETÁRIO!

Deputado estadual Carlão Pignatari
Em meio à polêmica estabelecida no Drads, eis que o deputado votuporanguense concedeu, exclusivamente ao site www.oextra.net, sua versão. Ele negou veementemente qualquer tipo de interferência, tanto na exoneração de Flávia Resende como na nomeação de Meire Azevedo. Ele imputou toda a culpa ao secretário Floriano Pesaro, ao qual afirmou que é o responsável por qualquer nomeação. Carlão cravou ainda que a Drads é órgão regional e abrange 49 municípios e que a nova comandante poderia ser alguém de qualquer de um desses municípios. Meire é diretora de Ação Social da Prefeitura de Votuporanga.
PAULINHO OKUMA E CIDA PESSOTO: A DUPLA DO PSDB/PP
Após o lançamento da pré-candidatura do empresário Renato Colombano-PSB para a sucessão de Ana Bim, finalmente o proceso eleitoral fernandopolense começa a ganhar contornos mais nítidos. A reação imediata proveio do ninho tucano, ainda sobre a influência de Julio Semehini e Gilmar Gimenes, apesar de estar, agora, no ninho pepebista. Ambos articulam, junto com o deputado Fausto Pinato, a formação de uma aliança cujo sonho (ou utopia) é conjungar os interesses e disponibilidades dos empresários Paulinho Okuma (PSDB) e Cida Pessoto (PP), para, juntos, encabeçarem uma coligação. E tal junção, segundo um dos líderes do movimento, deve ser bem mais ampla. Há possibilidades reais da ingressão do DEM, dominado aqui por André Pessuto e, pasmem, até do PMDB que, inclusive, já está mantendo articulações nos bastidores para firmar a composição. Alguns já dão como certa o ingresso peemedebista na chapa, mesmo que de modo parcial, haja vista cisões internas. Um partido já descartado na aliança é o PT. Menos pela posição de seus correligionários local e mais pela decisão nacional do partido que impede qualquer tipo de coalização com candidatos tucanos.
ENQUANTO ISSO... UM ENCONTRO REVELADOR?

M.Pignatari/F. Pesaro
Pode até ser coincidência, mas difícil de acreditar! Pouco após recebermos a negativa de Carlão Pignatari sobre ingerências na nomeação da votuporanguense, eis que tivemos a confirmação de um encontro, na capital, sabem de quem? Do secretário de Desenvolvimento Social Adriano Pesaro, responsável pela exoneração, com a secretária de Assistência Social de Votuporanga que, coincidentemente, é a esposa do deputado Carlão, Marli Pignatari. A foto registra tudo e a reunião foi extraordinariamente convoca para debater assuntos do
CONSEAS, inclusive sobre a posse de Meire Azevedo.
LIMINAR CONTRA ALCKMIN
A falta de delegados e policiais civis não é peculiaridade local. Na comarca de Jales a situação é idêntica a daqui, só que por lá a Justiça está em ação. Ela concedeu Medida Liminar em ação ajuízada pelo Ministério Público, obrigando o Estado a adotar providências para a resolução do problema em 60 dias. Várias outras ações semelhantes estão em curso.
MAIO MENOS PIOR! SERÁ POSSÍVEL?
Muito provavelmente sim! Ao menos no que depender das estimativas do Tesouro Nacional que projeta um aumento nos repasses do FPM para as Prefeituras. A primeira previsão já se consolidou e o decêndio inicial que será transferido na terça-feira, aumentou 11,93% em comparação com o mesmo período de 2015, sem considerar a inflação. Com ela, só 3,81%.
EDINHO NA PRESIDÊNCIA?
O mais novo boato político pelos lados rio-pretense é de que o prefeiturável pode acabar saindo da disputa. E o motivo é tentador! Edinho Araújo é avaliado como o nove de Michel Temer para presidir a Câmara dos Deputados caso tenha nova eleição, ou, ao final do ano. E tem até Plano B. Se falhar, um ministério ou, no mínimo, uma secretaria federal de porte.
DENÚNCIA POR AGRESSÃO! E SE FOSSE O CONTRÁRIO?

Deputado Estadual João Paulo Rillo
Tentando posicionar-se como defensor dos estudantes que protestam pela abertura de uma CPI da Merenda na Assembleia Legislativa, o deputado estadual rio-presente acabou sendo denunciado ao Conselho de Ética. Tudo pelo vídeo que viralisou na internet, que mostra o parlamentar empurrando violentamente um policial militar. Ele nega a agressão, mas fica a indagação: e se fosse o contrário? O policial “empurrando” o deputado? Certamente já estaria recolhido no “Romão Gomes”.
A PEÇA QUE FALTA PARA MEXER NO TABULEIRO

Prefeita de Fernandópolis Ana Bim
Com a iminente parceria do PSDB e PP, colocando no mesmo balde Julio Semeghini, Fausto Pinato e Gilmar Gimenes, a peça que falta para delinear o jogo político é Ana Bim. Será ela recandidata? Se o for, com quem? Se não, apoiará alguém ou limitar-se-à aos bastidores? Instigada novamente, ela remanesce em protelar a decisão, ou ao menos de anunciá-la. O certo é que seu vice, José Zambon, perdeu espaço junto ao PSDB e a dobradinha com Maisa Rio ficou para trás. O tempo é implacável!
FRASE DA SEMANA
Quem me conhece sabe que já estou trabalhando para reverter.
Do deputado Fausto Pinato, sobre a polêmica nomeação da votuporanguense Meire Regina para a chefia da unidade local do Drads, encampando a posição dos peesedebistas local e também de grande parte da população. Historicamente, a chefia do Drads é ocupada por alguém radicado no município.