Certa vez ouvi um pastor dizendo: “O casamento é um pote de mel, no qual cada cônjuge deve colocar mais mel do que tira”. Isso é uma verdade insofismável. O casal é mais feliz quando canta a mesma canção, mas isso não é fácil, principalmente quando um dos dois desafina.
Fazer um casamento dar certo é como dirigir uma fazenda. É preciso começar tudo de novo, todas as manhãs.
Sucesso no matrimônio consiste não apenas em encontrar o companheiro certo, mas também em ser o cônjuge certo.
Tenho analisado a vida a dois por anos a fio e cheguei à seguinte conclusão: O segredo do casamento feliz é simples: ambos os cônjuges dever ser tão polidos como são com os seus melhores amigos.
Há casamentos fracassados, mas tal fato não prova que o matrimônio é um fracasso. Há um pensamento com o qual eu não concordo: “Antes de partir para a guerra, ore uma vez; Antes de embarcares para o alto mar, ore duas vezes; antes de te casares, ore três vezes”. Este é um provérbio russo.
A união de duas pessoas é uma ideia de Deus, e tudo que provém de Deus é muito bom. Agora, é claro que não existem pares perfeitos – pares perfeitos só são encontrados em luvas e sapatos. O problema é que muitos que velejam no mar do matrimônio conhecem muito pouco acerca de navegação.
Na perspectiva bíblica, o casamento é uma aliança. É a fusão do espírito, alma e corpo. E se Deus participar do momento em que o pacto for estabelecido - é o cordão de três dobras (Ec 3:12), então nada e ninguém poderá quebrar o compromisso. Homem e mulher se tornam uma só carne (Mt 19:4-6); Jesus disse: “Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, EXCETO por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério” (v.9) – Ora os laços do casamento se formam nos céus, mas é na terra que muitos são desfeitos, principalmente pelo fato de muitos não entenderem as implicações da quebra de uma aliança. O matrimônio é o sepulcro do amor, sim, mas do amor louco, sensual e cego. Não é o amor que deverá sustentar o casamento, mas é o casamento que deverá fortalecer o amor, dia a dia. Quero compartilhar verdades aos que desejam se casar ou que já são casados, se quiserem ter uma relação saudável e abençoada.
• O matrimônio é um investimento que paga dividendos, se você pagar juros.
• A felicidade é gêmea, então só somos realmente felizes quando partilhamos.
• O verdadeiro amor é feito de humildade: sobre o anel nupcial não há pedras preciosas.
• Feliz a união em que o marido é a cabeça, e a mulher, o coração.
• É preciso manter os olhos bem abertos antes do casamento, mas semicerrados depois.
• O maior encanto do casamento, aquilo que o torna sólido e permanente, é o diálogo. E finalmente: Um marido um pouco surdo e uma mulher um pouco cega formam um par perfeito e feliz.
TextoAp. Sinomar Silveira - Presidente é líder do MLP
Deus abençoe!