Da Redação
Daniel chegou a ficar internado no Hospital de Base de Rio Preto
Um homem, de 27 anos, morreu com a gripe H1N1 em Santa Fé do Sul, município localizado a 72 quilômetros de Fernandópolis, na segunda-feira, 7, segundo a Secretaria de Saúde daquela cidade. A vítima estava internada no Hospital de Base de São José do Rio Preto.
O paciente Daniel Matheus Salazar. De acordo com a secretaria, ele foi levado para a UPA de Santa Fé do Sul e, depois, para a Santa Casa da cidade. Por causa da gravidade, ele foi levado para o HB de Rio Preto, onde estava internado na UTI.
A Secretaria de Saúde disse que ele foi diagnosticado com H1N1 quando estava internado, mas durante o tratamento teve complicações por causa de uma asma que já tinha, além de ter uma pneumonia, o que agravou o estado de saúde.
Ao todo, 21 pessoas já foram diagnosticadas com H1N1 na cidade e outros dois casos em investigação.
Outro caso
São José do Rio Preto confirmou no dia 14 de abril a primeira morte do ano causada pela gripe H1N1. A vítima é uma mulher, de 51 anos, que apresentou os sintomas no início de abril.
Segundo a secretaria, ela tinha problemas de saúde que contribuíram para o agravamento do estado de saúde.
Sintomas e tratamento
A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.
O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.