Entre Linhas

Como é a cidade dos seus sonhos?

Como é a cidade dos seus sonhos?

Beto Iquegami

Beto Iquegami

Publicada há 7 anos

Como é a cidade dos seus sonhos?


Acreditamos que a maioria das pessoas já se imaginou morando numa cidade que um dia visualizou em um filme; num programa de televisão ou que foi destaque em reportagem de algum jornal ou revista. Afinal, existem no mundo inúmeros lugares paradisíacos. Cidades ricas em histórias, cultura e passagens heroicas. Lugares avançados, com a qualidade de vida com que todos sonham. Essas paragens, também chamadas de paraísos terrenos, existem, e às vezes estão muito mais próximas de nós do que imaginamos. Outrora, estamos numa delas e nem nos damos conta disso.


Claro que Fernandópolis ainda está um pouco longe de ser esse reino encantado. Mas será que algum dia, paramos para fazer uma breve reflexão sobre a cidade onde vivemos? Será que no nosso corrido dia-a-dia, alguma vez avaliamos a qualidade de vida que desfrutamos; as coisas positivas que temos e que dispomos? Os bens que produzimos ou tudo aquilo que já construímos?  


Então, vamos lá. Que dizer de uma cidade com 70 mil habitantes, com duas reconhecidas universidades, oferecendo 42 cursos superiores, abrigando em suas salas de aulas mais de sete mil alunos, graduandos em medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia de alimentos, medicina veterinária, agronomia, direito, nutrição, engenharia química, jornalismo, economia, comércio exterior, administração de empresas, pedagogia, educação física, serviço social, farmácia, biomédica, ciências econômicas, sistemas de informação, estética, terapia ocupacional, além de onze cursos de pós-graduação e outros cinco cursos de nível técnico?  E que de quebra, temos ainda a Etec Paula Souza, a terceira maior do Estado, com seus pontuais cursos profissionalizantes, formando mão de obra qualificada, pronta para ser absorvida de imediato pelo mercado, especialmente nas áreas de tecnologia da informática e do agronegócio?


Que dizer de uma cidade que tem hoje um Centro de Reabilitação de deficientes como o “Lucy Montoro”, presente apenas em cidades de grande porte, localizadas em pontos estratégicos do Estado? E o que dizer do Centro de Diagnóstico de Câncer da “Fundação Pio XII”, que aqui atende pacientes com o emprego de equipamentos e instrumental de última geração, com o uso de tecnologia de ponta em diagnósticos existentes apenas em Barretos e nos centros de pesquisas mais avançados do mundo como a Holanda? Que atende pacientes vindos de Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e de todas as demais cidades da região e dos estados vizinhos?


Que dizer de uma cidade, onde o serviço de atendimento de emergência do Samu ou do Resgate do Corpo de Bombeiros, chega trazendo auxílio poucos minutos após serem acionados, prestando primeiros socorros no local com atendimento de emergência contando com médico e paramédicos?


Que dizer de uma cidade que conta com dezenas de Postinhos de Saúde espalhados pelos quatro cantos do município; Central de Atendimento de Saúde; Farmácia Municipal; atendimento especializado na Clínica da Mulher, do Homem, da Criança e de Reabilitação para Dependentes Químicos? E a Assistência Social? E mais! Que paciente algum é esquecido ou abandonado numa maca, num corredor da nossa Santa Casa, agora reconhecido como Hospital de Ensino, que estende e abre seus braços acolhendo gente de toda região e até mesmo de cidades de outros estados que sequer contribuem para seu custeio?


Que dizer de uma cidade, onde a população é capaz de se aglutinar, se solidarizar, e se mobilizar por ações, projetos e ideias como a Associação de Voluntários no Combate ao Câncer, enaltecida e reconhecida por uma personalidade da estatura moral de Henrique Prata? Que abraça campanhas solidárias as mais várias...

 Que dizer da nossa Orquestra de Sopros, que encanta o público onde quer que se apresente e agora já começa ganhar fama até no cenário internacional? Que dizer dos nossos talentos da maturidade, que nos famosos saraus da Unati, lotam o Teatro Municipal, encantam e surpreendem a todos com sua criatividade e espontaneidade? Que dizer das dezenas de entidades sociais, assistenciais, socorristas, Igrejas, Templos Evangélicos , Casas Espíritas, inúmeros clubes de serviços e grupos de voluntários, espalhados por todos os cantos da cidade, e dos trabalhos que realizam sem ostentação, faça sol, faça chuva, em prol da população carente da comunidade?


Que cidade é esta que tem nove emissoras de rádio, um jornal diário e outros três semanais, duas revistas e alguns dos sites noticiosos mais visitados do interior paulista? Que na área de Segurança Pública é uma das mais bem aparelhadas da grande região noroeste paulista com Delegacia Seccional, Delegacia de Investigações Gerais, Polícia Científica, Ambiental, Rodoviária, Delegacia da Mulher, Delegacia de Investigação de Entorpecentes, Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e uma Superintendência do Detran e do Poupatempo?

Que dizer de uma cidade que tem uma das mais altas taxas de longevidade do país e o menor índice de criminalidade da região? Escolas públicas entre as melhores ranqueadas nas avaliações do governo estadual, escolas infantis municipais que lembram educandários de primeiro mundo? Que dizer de uma cidade onde o transporte de alunos da rede pública, uniforme e merenda escolar são de ótima qualidade? Que cidade é esta, que povo é este?


Esta é a nossa cidade, esta é a nossa Terra. Uma bela e respeitável senhora ainda chamada carinhosamente de “Terra Moça”. Esta é a nossa querida e amada Fernandópolis que, na próxima terça-feira, 22, comemora mais um aniversário de emancipação político-administrativa. E do alto de seus 79 anos, marcados por uma história muita rica, permeada por grandes desafios, imensas lutas e saborosas conquistas é, e sempre será, motivo de muito orgulho para todos nós.


In Off

Parcelamento do Fim do Mundo
A notícia explodiu na terça, originariamente no globo.com. O estado do Rio de Janeiro firmou com a Cervejaria Petrópolis um parcelamento de sua dívida com o fisco fluminense no valor de R$ 11 bilhão. Até aí nada demais.. É comum acontecer (mas não deveria).

Para pagar até 4.104 DC
O que chocou foi o prazo concedido. Pagamento em 2.097 anos. Assim, a quitação somente dar-se-á no ano 4.105 depois de Cristo. São mais de dois séculos! Quiçá a bondade governamental seja extensível a todos demais devedores daquele estado.

Vai gostar de polêmica...
Vereadores fernandopolenses aprovaram nova medida polêmica. Agora o expediente do Legislativo será das 13h00 às 19h00 diariamente, salvo em dias de sessões quando se inicia às 08h00.

Demanda dos servidores?
A alegação para a alteração foi que é “uma antiga demanda dos servidores”. Perfeito! E a população? Também aquiesce com tal “demanda”? Tonho Pintor, contra, chegou a bradar: Vocês gostam de dar a canela, heim”!

Carlão e Vaz bufando
Pelos discursos na Assembleia Estadual, Carlão Pignatari e Vaz de Lima, ambos tucanos, não andam nada bem com o governador Márcio França-PSB. Eles dispararam marimbondos em direção ao atual governador paulista.

Tem motivação?
Aliados de França na região justificam: as mudanças que o governador vem promovendo nas diretorias regionais chegaram por aqui. Elas atingem (e atingirão ainda mais) antigos feudos tucanos. Já adiantamos isso aqui.
 
Ensino, Saúde e Social
Diretorias Regionais de Saúde e Assistência Social em Rio Preto e Catanduva sofreram mudanças. A próxima será na Diretoria de Ensino. E a previsão é que a tempestade chegue a Fernandópolis, Votuporanga e Jales nos próximos dias. Mudanças à vista!

Clientes de Dario Masser?
Apontada como uma “Lava Jato II”, tamanho o potencial, a Operação Câmbio, desligo, tem em mãos um rol com 429 nomes de clientes do “doleiro dos doleiros” Dario Masser. São políticos, empresários, familiares e esportistas.

Mas o que temos com isso?
As sinalizações apontam que, dentre os 429 arrolados, estão alguns nomes conhecidíssimos por aqui, tanto regional como localmente. Aos poucos o Ministério Público Federal irá publicizá-los. Surpresas no horizonte!
 
Vilarinho: rompimento
Não deu outra. Conforme denunciamos na edição de sábado passado, 12, o atraso nas obras de asfaltamento no Jardim Ipanema acabou provocando o rompimento do contrato com o município, além da restrição de contratar novamente por dois anos. Na terça,15, após a reportagem, vereadores também rogaram providências. Pior para a empresa, mas melhor para os moradores.
 
Perguntar ofende?
- O que mais lhe orgulha e o que mais lhe chateia em ser fernandopolense?


“Fernandópolis tem uma história muita rica construída por homens e mulheres que trabalharam muito pelo sucesso de nossa cidade. Vamos continuar trabalhando em favor de seu desenvolvimento, obviamente com a ajuda de todos”.

Do prefeito André Pessuto-DEM, acrescentando que novas boas notícias de conquistas administrativas surgirão no decorrer dos próximos meses




Eleições 2018: Detector de Corrupção: aplicativo é o mais novo aliadado do eleitor

O mundo digital promete influir diretamente nesta eleição. Afora as redes sociais, novos aplicativos têm chamado a atenção dos eleitores cá na região. Um deles é o recém-lançado “Detector de Corrupção”. Ele compila informações de diversos órgãos judiciais e foi desenvolvido pelo “Reclame Aqui” e aponta se o pesquisado está envolvido em casos de corrupção. Testamos com os três deputados federais mais próximos da região. Fausto Pinato (foto) passou ileso: não responde a nenhum processo similar.



Rodrigo Garcia e Sinval
Sinval Malheiros-PODE, de Catanduva, também é “ficha limpa”; já o chefão do DEM, Rodrigo Garcia, provável candidato a vice-governador, é citado em Inquérito que corre no STF, como beneficiário de Caixa 2 na Eleição de 2010, com recursos supostamente oriundos da Odebrecht. Na próxima coluna testaremos com os estaduais.

Ruga das piores
Parece que o liame umbilical de Edinho Araújo e Itamar Borges rompeu-se de vez. O motivo? O lançamento da candidatura a deputado estadual de Edinho Filho, patrocinado pelo pai, e que bate de frente com o Itamar.


Doria I, Doria II e França I
Assessoria do ex-prefeito confirmou que a passagem de ontem não será a única na campanha. Sem data definida e roteiro estipulado, certamente voltará à região nos próximos meses. Por outro lado, informantes do governador Márcio França cravam que ele também aporta logo, e com um pacotão de bondades nas mangas.
 
Seguuura Alckmin
Informações palacianas indicam que o PSDB está cada vez mais inflamado com a estagnação de Alckmin nas pesquisas. Aventa-se que, se não decolar brevemente, pode ser substituído. Por quem? João Doria.


Ministro Baldy desembarca amanhã e deve liberar mais de 200 casas populares

Após a passagem da carreata tucana ontem, amanhã quem deve visitar a cidade é o ministro das Cidades Alexandre Baldy-Progressistas. Do mesmo partido de Pinato, ele vem a convite do deputado e traz na manga o anúncio de liberação de mais de 200 unidades habitacionais para Fernandópolis. O ministro em exercício da Agricultura Eumar Novacki também marcará presença no município. Ele aporta na segunda-feira, 21, às 17h30 e deve subscrever alguns convênios liberando equipamentos agrícolas para municípios da região. Junto vem o eterno presidente da Faesp Fábio Meirelles.



Sucessão de boas novas: polo da Univesp também
Outro “presente” à população fernandopolense foi anunciado oficialmente na tarde de quinta, 17. Um polo da Universidade Virtual de São Paulo será disponibilizado por aqui. Serão 4 novos cursos à distância e o convênio tem duração de 5 anos.

Crítico de atual prefeito, vereador é cassado em Votuporanga
O vereador Hery Kattwinkel-PTC teve o mandato cassado em sessão realizada na última segunda, 14. A votação apontou 11 votos a favor e três contra e fundamentava-se em quebra de decoro parlamentar por exercer advocacia contra a municipalidade. Ele era dos poucos críticos contumaz contra o prefeito João Dado.

74 políticos rogando 13º salário, férias e outras benesses
Levantamento realiza nas Comarcas de Jales e Urânia mostra que 74 políticos (vereadores, prefeitos, vices e ex-agentes públicos) impetraram ações judiciais rogando pagamento desses benefícios trabalhistas. Por aqui se sabe que também são muitos processos, porém ainda não quantificados.


Enquanto isso, nesta semana...

R$ 3,8 bi de investigados
Dados da Receita Federal apontam que R$ 3,8 bilhões em autuações de investigados em operações da PF foram parcelados através do atual Refis. Eles provêm de 3,4 mil procedimentos administrativos. Distorção completa do sistema.


A noiva de três altares
Segue a saga do DEM na disputa paulista. A vaga de vice lhe foi oferecida tanto por Doria-PSDB, como por França-PSB e por Skaf-MDB. Para onde for, o DEM leva os “Progressistas”.
 
Recuo estratégico
O procurador geral do Estado Gianpaolo Smanio recuou e devolveu o Inquérito contra Alckmin para a Promotoria do Patrimônio Público.


Sem as mordomias
Decisão da 6ª Vara da Justiça Federal retirou todos os benefícios do ex-presidente. Dentre eles estão os quatro seguranças, dois assessores e dois motoristas cujos salários podem chegar até R$ 13 mil. Esses auxiliares são de livre nomeação de Lula e o benefício é vitalício a todos ex-presidentes.


Porta da Esperança
Desde terça, 15, está aberto o prazo concedido pelo TSE para que candidatos façam vaquinhas eleitorais virtuais. Muitos estão comparando-o com o programa de Sílvio Santos.
   
Quem se habilitará?
Até ontem nenhum dos nomes regionais que concorrerão em outubro pediu contribuições através do aplicativo. Será que irá vingar?


PT: quem sobrará?
Corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Eis os crimes atribuídas pela PF à senadora Gleisi Hoffmann-PT. Ela é acusada de receber R$ 885 mil em propinas. Detalhe: não concorrerá à reeleição. Disputara vaga na Câmara Federal.

últimas