SAÚDE

Caps faz ação no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Caps faz ação no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Publicada há 9 anos

Assessoria de imprensa


As unidades de Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Fernandópolis farão ações em 18 de maio em referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A programação conta com passeata, apresentações culturais e palestra.

Às 7h30 do dia 18 haverá uma passeata com saída do Caps AD (Álcool e Droga), na rua São Paulo, 1373, passando pela rua Brasil e avenida Líbero de Almeida até o ACREDITE, na avenida Líbero de Almeida Silvares, 3251, Coester, onde o evento continuará com apresentações dos usuários dos serviços do CAPS II e CAPS AD e da ADVF (Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis) e palestra com a coordenadora do CAPS AD Maísa Borges de Oliveira.


O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru-SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.


A proposta é usar este dia para destacar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.


Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.

últimas