QUAL O MOTIVO?

Vacinação privilegia Votuporanga em detrimento de Fernandópolis

Vacinação privilegia Votuporanga em detrimento de Fernandópolis

Horas na fila para nada: milhares de fernandopolenses sofreram em busca da vacina

Horas na fila para nada: milhares de fernandopolenses sofreram em busca da vacina

Publicada há 9 anos

Horas na fila para nada: milhares de fernandopolenses sofreram em busca da vacina



Por João Leonel


Até o próximo dia 20, serão imunizadas com vacinas trivalentes, que protegem contra três subtipos do vírus da gripe - H1n1, H3n2 e Influenza B (gripe comum) -, um grupo prioritário, determinado ‘público-alvo’ pelo Ministério da Saúde, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e trabalhadores da saúde. Mas, algumas “diferenças” entre a vacinação efetuada em duas cidades localizadas a apenas 30 quilômetros de distância, chamam a atenção. 


FALTA VACINA 


Em Fernandópolis, as vacinas se esgotaram novamente nas unidades de saúde durante esta semana. Este é o terceiro registro de falta de vacinas na cidade desde o “Dia D” da Campanha nacional de Vacinação, no último dia 30 de abril, incluindo o próprio “Dia D”, quando muitas pessoas não puderam ser imunizadas. 


Em alguns postos de vacinação da cidade, filas se formaram e algumas pessoas, mesmo tendo esperado sua vez, inclusive idosos e crianças, não foram vacinadas porque as doses se esgotaram. A Secretaria Municipal da Saúde, responsável por desenvolver a campanha em Fernandópolis, havia recebido as doses para a data mais importante da campanha nacional - ao todo 5 mil -, do Grupo de Vigilância Epidemiológica “Trinta”, GVE XXX, de Jales, referência regional na área da Saúde durante campanhas de imunização em massa. nesses últimos 15 dias foram vacinados 92,49% do público alvo em Fernandópolis, o correspondente a 18.627 pessoas. no total, serão disponibilizadas 19.400 doses este ano. 


Em 2015, foram vacinadas cerca de 16 mil pessoas. nova remessa da vacina deve chegar ao município na próxima semana. Vale ressaltar que, até o momento, 27 casos de H1n1 foram confirmados na cidade, além de 02 óbitos decorrentes da “gripe suína”. 


VACINAS “SOBRANDO” 


Já em Votuporanga, de acordo com informações repassadas à Redação de “O Extra.net” pela Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde daquele município, a vacinação contra gripe começou no início de março, ainda com vacinas de 2015. Depois, com a chegada do novo lote - Vacina Influenza 2016 -, teve novo ciclo de vacinação, a partir do dia 09 de abril. O governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Saúde, iniciou no dia 23 de março, a vacinação contra o vírus A H1n1, causador da gripe suína, em 67 municípios que compreendem o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de São José do Rio Preto, incluindo Votuporanga. 


Portanto, a vizinha cidade só pôde “iniciar” as vacinações com doses que “sobraram” de 2015, pois, no início de março, não houve repasse de nenhuma remessa de vacinas, já que a própria Secretaria Estadual da Saúde confirmou à equipe de Reportagem que, mesmo antecipando a vacinação no Estado, isso ocorreu a partir do dia 23 de março. 


“É importante destacar que quem tomou a vacina a partir de 23 de março, não estará desobrigado de também tomar a vacina durante a campanha nacional, uma vez que se trata de vacinas diferentes, isto é, a composição da vacina que será utilizada durante a Campanha nacional será diferente, uma vez que esta composição pode mudar, em decorrência dos vírus circulantes em cada ano”, destacou Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde. 


A vacina de 2015, usada na ‘campanha extra’, é composta pelos vírus A/California (H1n1); A/South Australia (H3n2) e B (Puket). Já a de 2016, que servirá para proteger a população aos vírus do inverno 2016, é para o vírus A/California (H1n1); A/Hong Kong (H3n2); B/Brisbane. Além de contar com “sobra” do ano passado, Votuporanga terá várias pessoas que tomarão duas vezes a tão importante vacina contra gripe. Vale para registro: até o momento, a vizinha cidade confirmou 17 casos de H1n1, e nenhum óbito provocado pelo vírus. Diferente do ocorrido em Fernandópolis no “Dia D”, quando a vacina se esgotou, em Votuporanga, no dia 30 de abril somente 1,5 mil pessoas foram vacinadas devido à antecipação da vacinação naquela cidade. Sem filas, nem reclamações. 


DIFERANÇA POPULACIONAL X DOBRO DE VACINAS 


Enquanto em Fernandópolis, 18.627 pessoas já foram vacinadas, em Votuporanga esse total já chegou a 36 mil. Mesmo sendo, aproximadamente, uma população 30% maior que a fernandopolense, a parcela de votuporanguenses já imunizados é o dobro daqui.


Nota Oficial da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo


A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que enviou para os municípios paulistas todas as doses de vacina contra a gripe disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que é o órgão responsável por comprar e distribuir o imunobiológico aos estados. na região de Rio Preto, é importante frisar, a campanha de vacinação foi antecipada em 26 dias em relação à data oficial estabelecida (30 de abril). Desde 4 de abril, foram aplicadas 444.860 doses da vacina na região. Fo
ram enviadas 512.930 doses para um público-alvo de 437.409 habitantes, na região. Os municípios são responsáveis pelo gerenciamento das doses disponíveis, bem como pela aplicação de vacinas apenas para o grupo prioritário indicado pelo Ministério da Saúde. novas remessas de doses dependerão do Ministério da Saúde. As doses que o órgão federal disponibilizou para São Paulo até o momento foram todas repassadas aos municípios.


RAIO-X DA VACINAÇÃO


INÍCIO

Votuporanga - começo do mês de março

Fernandópolis - dia 30 de abril


TOTAL DE DOSES DISPONIBILIZADAS

Votuporanga - 38 mil

Fernandópolis - 19.400


TOTAL DE PESSOAS VACINADAS

Votuporanga - 36 mil

Fernandópolis - 18.627


NÚMERO DE CASOS

Votuporanga - 17 confirmados

Fernandópolis - 27 confirmados


ÓBITOS

Votuporanga - nenhum

Fernandópolis - 02


últimas