MINUTINHO: A dor e suas bênçãos
No universo o caos é a presença da vida em ebulição, em desenvolvimento. O repouso, se houvesse, significaria o aniquilamento da ordem, do equilíbrio. Tudo se agita desde as micropartículas às galáxias em incessante movimentação. Sucumbe um astro pela decadência da energia e surge outro pela aglutinação de novas moléculas. Só há vida em toda parte e, portanto, ação. É natural que, no ser humano, esse processo se expresse como desgaste que produz dor.
O pântano e as águas estagnadas experimentam rigorosa drenagem, a fim de se transformarem em jardim e pomar. O deserto sente a modificação da sua estrutura, mediante elementos químicos, de modo a reverdecer e coroar-se de flores. A semente sofre o esmagamento e arrebenta-se em vida exuberante. Nos animais, o parto é violência orgânica dolorosa, que liberta a vida que conduzia encarcerada. Compreensível, desse modo, que o desabrochar da perfeição comece pelo despedaçar do grotesco em predominância no ser humano.
Erros que geraram calamitosos efeitos a reparar, desafios que promovem à conquista de mais elevados patamares se apresentam com frequência. São inevitáveis as ocorrências depuradoras, os sofrimentos de sublimação. A dor é mensagem da vida cantando o hino de exaltação e glória à evolução. Recebê-la com tranquilidade constitui admirável realização íntima da lucidez intelecto-moral do ser humano.
Pressões, compressões, dilacerações, constituem mecanismos da vida que se liberta do cárcere temporário para a exuberância da plenitude. Compreender a função da dor é atitude solidária, caminhando-lhe ao lado, ao invés de enfrentá-la com a extravagância da derrota. Entendida no seu significado profundo, torna-se amena e disciplinadora de impulsos graves quão danosos que persistem, dominadores. Em razão disso, a atitude passiva, o pensamento de aceitação e entendimento contribuem para torná-la produtiva, enriquecedora.
Diante da transitoriedade do carro orgânico a que o Espírito se atrela, eis que o desgaste e a decomposição fazem parte dos fatores de destruição da aparência, para que o ser eterno singre os rios incomparáveis da imortalidade. Sem a histólise, que precede à histogênese demorada, a lagarta jamais flutuaria no ar como borboleta delicada. As condições físicas, portanto, são uma permanente transformação e a dor representa as mãos do Divino Escultor trabalhando em formas novas, aprimorando arestas e corrigindo anfractuosidades...
Alegra-te, por haveres sido contemplado pela dor, por mais paradoxal que te pareça. Bem-aventurado aquele que sofre em paz, quando outros, desassisados em tranquilidade infelicitam vidas... Mantém-te confiante, mesmo sofrendo, e transforma as tuas ansiedades em gratidão a Deus, por haver estabelecido diretrizes diferentes das tuas, que te farão realmente feliz para sempre. Deixa-te, pois, arrastar pelas mãos do sofrimento digno, e converterás lágrimas em sorrisos, tristezas em júbilos, frustrações em pacificação interna, arrimado em Jesus, que nunca te abandonará. Dor bendita, que liberta e sublima, louvada sejas!
Joanna de Ângelis
CRÔNICA:
Reconhecimento Sonhei que fui ao céu e um anjo me mostrava as diversas áreas lá existentes. Andamos até que entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. Meu anjo-guia parou frente do primeiro departamento e disse: – Esta é a Seção de Recepção. Aqui, são recebidas as orações com petições a Deus. Olhei em volta da área e vi que ela estava tremendamente ocupada com um montão de anjos, pondo em ordem pedidos escritos em volumosas folhas de papel e em bilhetes escritos por pessoas de todo o mundo. Seguimos então adiante, por um longo corredor, até que chegamos à segunda seção. O anjo disse: – Esta é a área de Embalagem e entrega. Aqui, as graças e bênçãos solicitadas são processadas e entregues às pessoas vivas que as pediram. Notei outra vez como estavam todos ocupados ali. Havia muitos anjos trabalhando intensamente nessa área, já que tantas bênçãos têm sido solicitadas. Elas estavam sendo empacotadas para entrega na Terra. Finalmente, lá no fim do longo corredor, paramos na porta de uma área muito pequena. Para minha grande surpresa, só um anjo estava sentado ali, desocupado, não fazendo nada. – Esta é a Seção de Reconhecimento - disse-me calmamente meu amigo - que pareceu embaraçado. – Como é isso? Não há nenhum trabalho acontecendo por aqui, perguntei. – É tão triste. O anjo suspirou. – Depois que as pessoas recebem as bênçãos que pediram, poucos enviam confirmação de reconhecimento. – E como se confirma que recebemos as bênçãos de Deus? - Perguntei. – Simples. - O anjo respondeu. Basta dizer, grato, Senhor. – E quais bênçãos devem ser reconhecidas? - Perguntei. E ele respondeu-me: 1. Se tiver alimento em sua geladeira, roupas nas suas costas, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir... Você é mais rico que 75% dos moradores deste mundo; 2. Se você tem dinheiro no banco, em sua carteira ou algumas moedas sobrando em casa, você está entre os 8% mais bem sucedidos do mundo! 3. E se você tem seu próprio computador, você é parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade; 4. Mas também... Se você acordou hoje de manhã com mais saúde que doença... Você é mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia; 5. Se você nunca experimentou o temor da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento da fome... Você está à frente de 700 milhões de pessoas no mundo; 6. Se puder ir a uma igreja, mesquita ou sinagoga, sem o temor de apanhar, ser preso, torturado ou sem medo da morte... Você é abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não pode reunir-se com outros de sua fé; 7. Se seus pais ainda estão vivos e casados, você é uma raridade; 8. Se você pode manter sua cabeça erguida e pode sorrir, você não é a norma, você é um raro exemplo a tantos que estão em dúvida e em desespero; E, finalmente, se você conseguiu ler esta mensagem, você é mais abençoado que dois bilhões de pessoas no mundo que absolutamente não sabem ler.
Autoria desconhecida.