Nossa vida é uma rotina de escolhas. O tempo todo devemos escolher o que fazer, a melhor forma de agir e viver em cada momento, pois independente do que priorizarmos e colocarmos em prática teremos consequências, sejam elas boas ou ruins.
Saber escolher nem sempre é uma tarefa agradável, muitas vezes optamos pelo caminho errado, aquele que nos leva por estradas obscuras e tortuosas, que com o tempo nos causa dor e sofrimento. Sair fortalecido do vale é algo que requer de nós muito esforço e disposição e bem sabemos que não é fácil pra ninguém enfrentar grandes tempestades.
Sábios são aqueles que conseguem reconhecer o erro de suas escolhas e assumir suas culpas sem tentar encontrar desculpas ou justificativas quando as coisas não derem certo.
Sábios são aqueles que em cada tropeço da vida conseguem levantar, calçar seus sapatos e seguir adiante na expectativa de um recomeço.
Sábios são aqueles que não buscam culpados, que não tentam jogar a responsabilidade dos seus atos para ninguém, muito menos para Deus.
Infelizmente é de praxe de muita gente atribuir seu fracasso ao mundo, ao ar que respira, ao seu próximo e a tudo que estiver a sua volta, quando na verdade, na maior parte do tempo, a culpa do nosso insucesso vem de nós mesmos, das nossas imperfeitas escolhas e que trazem consequências ruins e dolorosas.
Não adianta esperar em Deus a recompensa daquilo que não nos é de direito. Aquilo que não cultivamos de bom não virá a nós, pois a colheita farta só chega quando a fertilizamos desde suas raízes com amor e dedicação.
Seja o melhor que puder ser, pense com sabedoria e tenha discernimento ao agir, faça boas escolhas e colherá o mais doce fruto que a vida pode nos oferecer.