Por Jorge Pontes
Como de costume, a Polícia Militar de Fernandópolis disporá de 100% de seu efetivo, inclusive policiais que estão férias, para atuar durante os 10 dias dos festejos alusivos ao aniversário da cidade. Foram suspensas as férias, licenças e demais afastamentos, inclusive com jornadas de trabalho extras.
Em um dos meses em que a população fica mais vulnerável, por deixarem suas casas desabitadas, a PM deu orientações, inclusive, em relação ao transito, que no início da noite fica caótico.
Há preocupação tanto com o evento propriamente dito como com o policiamento do município, que exige cuidados adicionais, sobretudo visando impedir crimes contra o patrimônio.
Quanto ao policiamento da cidade, haverá reforço e serão desenvolvidas operações policiais, com previsão de emprego do etilômetro ( popular “bafômetro”).
Haverá no interior na festa um posto policial móvel que fará, caso necessário, um pronto atendimento a população ali presente orientando quanto as providências envolvendo ilícitos e orientações de segurança.
Cabe salientar que a Polícia Militar atuará de forma integrada e harmônica com a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Departamento de Estrada e Rodagem, Secretaria Municipal de Trânsito e demais órgãos públicos.
Quanto ao trânsito, a Polícia Militar pretende intervir o mínimo possível, porém, caso seja necessário, sobretudo nos horários de maior congestionamento, será colocado em prática esquema especial, que consistirá no seguinte:
1) para os condutores que trafegam pela Rodovia Euclides da Cunha, após a alça de acesso à Av. Litério Grecco o trânsito seguirá em sentido único até a Rotatória que cruza com a Av. Augusto Cavalin, de modo que as pessoas que quiserem se deslocar até o Shopping Center de Fernandópolis deverão fazê-lo pela Av. Valério Angelucci ou pela Av. Getúlio Vargas.
2) para deslocamento pela Avenida Augusto Cavalin, nos horários das 19h às 23h terão 3(três) faixas de rodagem no sentido Centro – Recinto e apenas 1(uma) no sentido Recinto - Centro, dividida por cones em todo seu percurso que se estenderá da Rotatória da Avenida Litério Grecco até a Rotatória da Rodovia Antônio Faria, e no horário das 23h às 2h terão 3(três) faixas de rodagem no sentido Recinto - Centro e apenas 1(uma) no sentido Centro - Recinto.
3) Nas vias, ao redor do recinto, haverá policiais para coordenar o trânsito, sendo que o sentido da Av. Clarismindo Vilas Boas terá sentido único Oeste-Leste, permanecendo a Av Teotônio Vilela e a Estrada que liga o distrito de Dulcelina, com as vias duplas originais.
4) Nas demais vias, o trânsito será mantido conforme as condições normais de rodagens.
Solicitamos especial atenção aos frequentadores da festa quanto aos aspectos listados abaixo, o que contribuirá para aproveitarem melhor a festa e colaborará com nosso sistema de segurança:
1) Fique atento às condições de circulação dos veículos, pois nos anos anteriores tivemos quebras ao longo das vias e paradas por falta de combustível, o que provocou congestionamentos. Antes de colocar o veículo em circulação verifique os níveis de combustível, água, óleo e as condições dos pneus e ainda sistema de iluminação
2) Procure evitar os horários de pico para se deslocar para o Recinto. Saia mais cedo de casa.
3) Utilize o transporte solidário. Quanto maior o número de pessoas dentro de um veículo, menor o número de automóveis na via pública.
4) Desembarque no interior dos estacionamentos. O desembarque na via pública, próximo à entrada principal do Recinto de Festa, causa lentidão no trânsito.
5) Visando resguardar o seu patrimônio, evite estacionar em via pública, dando preferência aos estacionamentos.
6) Defina o local de estacionamento antes de seguir para o recinto, pois um dos grandes motivos para os congestionamentos é a indecisão nas imediações no momento de estacionar.
7) Nos acidentes de trânsito que não tenham pessoas feridas, somente danos nos veículos, não há necessidade de aguardar a viatura no local do acidente. Se os veículos tiverem condição de locomoção, liberem a via para não causar lentidão e as partes envolvidas devem acionar o telefone 190 para orientação quanto a confecção do Boletim de Ocorrência.
8) Se for dirigir, não beba, porém, se beber, opte por transporte alternativo (táxi ou ônibus), pois durante o evento serão realizadas fiscalizações, pela Polícia Militar, com utilização de “bafômetro”, sujeitando o infrator a multa e suspensão da Carteira de Habilitação, além das medidas penais que serão adotadas;
9) Como pedestre ou na direção do veículo, obedeça a sinalização, respeite a orientação dos Policiais e previna-se contra acidentes.
10) Cuide de seus pertences (celulares, câmeras digitais, e objetos de valor). Traga-os sempre em locais seguros, principalmente, quando estiverem em grandes aglomerações de pessoas.
11) Não descuide das crianças. Deixe sempre anotado um telefone de contato em um rascunho, junto das vestes dos menores, para um contato rápido, em caso de necessidade.
12) Não mexa em bolsas e carteiras, mostrando objetos de valores e celulares em locais de grande aglomeração de pessoas, chamando a atenção de indivíduos de má índole, evitando assim possíveis ilícitos e dissabores.
13) Compre ingressos somente em locais autorizados e antecipadamente. Não estimule o comércio ilegal.
14) Não deixe a mostra objetos de valor no interior dos veículos.
15) O fornecimento de bebida alcoólica ou qualquer substância entorpecente a crianças e adolescentes configura crime.
16) Deixe alguém responsável por sua residência. Tranque portas e janelas, não deixe objetos à mostra e utilize equipamentos de segurança.
17) Uma central de monitoramento acompanhará todo o evento com mais de 30 câmeras de alta definição, com “link” para o monitoramento pela Policia Militar.
18) Caso seja coagido a pagamento para estacionamento e guarda de veículos particulares na via pública, ligue 190 ou contate os Policiais de serviço.
19) Sempre que precisar da Polícia Militar, ligue 190.
Colaborou: Setor de Comunicação Social do 16º BPMI