PREVENÇÃO

Doenças Reumáticas: Diagnóstico precoce pode evitar erosões nas articulações

Doenças Reumáticas: Diagnóstico precoce pode evitar erosões nas articulações

Publicada há 7 anos

Assessoria de Imprensa - SPMJ Comunicação



Outubro mundialmente é dedicado à conscientização das doenças reumáticas e, em especial, à Artrite Reumatoide.


As doenças reumáticas não atingem apenas pessoas idosas, acometem também homens e mulheres, adultos, entre 40 e 50 anos, além de jovens e crianças. O grupo de doenças reumáticas engloba cerca de 100 tipos de enfermidades que afeta as articulações, sendo a Artrite Reumatoide (AR) a mais conhecida e três vezes mais comum em mulheres do que em homens.


A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica e debilitante que afeta uma população estimada de 23.7 milhões de pessoas em todo o mundo, na qual o organismo erroneamente ataca as juntas saudáveis, causando dor, inchaço, rigidez e, com o passar do tempo, perda da função articular, assim como fadiga e fraqueza geral, causando incapacidade para realização de algumas atividades comuns do dia a dia.  


O alerta a população é importante, pois o diagnóstico muitas vezes ocorre com atraso de mais de cinco anos, já que a doença pode se apresentar em surtos de branda intensidade. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor a qualidade de vida do paciente.

últimas