Livia Caldeira

Registros de pessoas e, principalmente crianças, picadas por escorpião têm se tornado comum no noroeste paulista.
Em Prudêncio de Moraes, distrito de General Salgado, uma criança de 2 anos faleceu na madrugada desta quinta-feira, 4, após ser picada por escorpião. Ela foi encaminhada para a Santa Casa de Votuporanga durante a madrugada.
Ainda não se tem informação sobre a espécie do bicho, se amarela ou preta. O corpo foi encaminhado ao IML e em seguida liberado para velório.
Em nota divulgada à imprensa, a Santa Casa informa que a vítima deu entrada no começo da madrugada, por volta de 0h55 e, infelizmente, veio a óbito às 4h30 desta quinta-feira.
INFESTAÇÃO
As regiões de Ilha Solteira e Araçatuba estão com alto índice de casos de picada de escorpião. General Salgado está no meio dessa região, que é onde houve a picada.
Em Fernandópolis, moradores da Cohab Antonio Brandini, zona norte do município, também demonstraram preocupação nos últimos meses com o aumento do número de escorpiões que têm sido encontrados no local . Eles relatam que o aparecimento de escorpiões do tipo amarelo tem sido comum ultimamente. Algumas pessoas chegaram a ser picadas.
COMO PROCEDER EM CASO DE PICADA
De acordo com especialistas, em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.