INSTALAÇÃO EL

Prefeitura, junto com o SENAR, realiza curso gratuito de Eletricista

Prefeitura, junto com o SENAR, realiza curso gratuito de Eletricista

14 alunos receberam certificado de conclusão do curso

14 alunos receberam certificado de conclusão do curso

Publicada há 9 anos


Aulas foram ministradas no Centro Comunitário e 14 alunos receberam orientações teóricas de professor do SENAR: todos foram certificados na conclusão do curso



Da Redação


O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parce
ria com a Prefeitura de Pedranópolis e com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou, na semana de 09 a 13 de maio, o curso de Eletricista Instalações Elétricas de Baixa Tensão. 


A conclusão do curso aconteceu no último dia 13, sendo coordenada pelos funcionários da Prefeitura e do CRAS, com presença do prefeito Belizário Ribeiro Donato. As aulas aconteceram no Centro Comunitário e, ao todo, 14 alunos puderam aprender, com o professor do SENAR, João Manoel dos Santos Reis, conceitos sobre Energia Elétrica, Transformadores e Motores Elétricos, tipos de Condutores Isolantes, Lei de Ohm, Tipos de Corrente Elétrica, além das preliminares para correta execução de: serviços, exercícios práticos, circuito elétricos, tipos de circuitos para ligação em série, paralela e mista, consumo e medidores de energia elétrica, tipos de lâmpadas, linhas elétricas, levantamento das cargas elétricas e pontos de utilização, simbologia básica para projetos elétricos, exemplos de projetos elétricos, divisão de circuitos, dispositivos de proteção, limites admissíveis de queda de tensão, capacidade de condução de corrente elétrica de condutores, dimensionamento do condutor adequado e bitolas mínimas, demanda e fator de demanda, quadro de distribuição de energia elétrica, aterramento das instalações elétricas, descargas atmosféricas, eletrificação de cercas, relé de acionamento fotoeletrônico (fotocélula), manutenção das instalações elétricas, prevenção de acidentes e incêndios, primeiros socorros – noções básicas. 


A iniciativa faz parte de uma parceria que visa a capacitação e treinamento de trabalhadores autônomos e produtores rurais, através de cursos gratuitos e profissionalizantes. O curso realizado pelo SENAR ofereceu apostilas, todo material especifico, almoço, café da manha, lanche da tarde e o certificado, tudo sem custo algum para os participantes. 


O prefeito Belizário Ribeiro Donato disse estar muito satisfeito com a parceria SENAR/Prefeitura, que tem realizado cursos e também aproveita para agradecer a coordenação, instrutores e funcionários. “Sem a participação e o empenho de todos vocês, não seria possível a realização dessa grande parceria”, enfatizou o prefeito.






últimas