ESTÁGIO EM DIS

Universidade Brasil rebate alunos de Medicina e diz que internato está adequado

Universidade Brasil rebate alunos de Medicina e diz que internato está adequado

Estudantes realizaram nova manifestação na manhã de hoje

Estudantes realizaram nova manifestação na manhã de hoje

Publicada há 5 anos

Breno Guarnieri



Na manhã de ontem, 29, alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil, campus Fernandópolis, realizaram uma manifestação, que culminou na interdição da entrada da faculdade. Reivindicando o internato, mais de 30 alunos bloquearam a rodovia Carlos Gandolfi, causando filas de carros, que retardaram em até 25 minutos o ingresso de alunos dos demais cursos.


Na oportunidade, os alunos de Medicina estavam munidos de cartazes de protestos, máscaras e faixas. Alguns deles cobravam respostas da Reitoria de requerimentos protocolados exigindo explicações sobre o atraso na instalação do internato.


“Os dois últimos anos do curso são somente práticas. O último ano fazemos fora de Fernandópolis, ou seja, o internato, mas ainda somos alunos da universidade. Faltam dois meses para acabar o ano e a Reitoria não cumpriu os prazos prometidos para a organização do internato. Temos prazo para entregar os apartamentos, nos quais moramos e precisamos alugar as moradias nas cidades onde faremos o internato. Já tivemos três reuniões com a Reitoria e nada foi resolvido”, diz um aluno do curso de Medicina, que preferiu não revelar o seu nome.


Ainda de acordo com o aluno, está programada mais uma manifestação, na manhã de hoje, 30, novamente defronte à entrada da faculdade com possibilidade do movimento chegar até a Avenida dos Arnaldos, zona sul do município.



Não é bem assim!

Em contato com a assessoria de imprensa da Universidade Brasil, a reportagem de O Extra.net foi informada de que o grupo especifico, que realizou a manifestação na manhã de ontem, deseja fazer o internato em lugares escolhidos por eles e, segundo as regras da Universidade, não é assim que funciona.

Ainda de acordo com assessoria de imprensa, os alunos são encaminhados a cidades onde a Universidade Brasil possui parcerias. São Carlos, Sorocaba e Jales fazem parte da parceria e são opções de internato. A estrutura e as vagas estão adequadas, segundo a Universidade.       



O QUE É INTERNATO?

O internato é uma etapa do curso de Medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprios ou conveniados, e sob supervisão direta dos docentes da própria Escola/Faculdade. A carga horária mínima do internato deve ser pelo menos 35% da carga horária total do curso, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Isso corresponde a uma duração média de 2 anos de estágio. Os rodízios são os períodos do internato, nos quais o interno irá se estagiar num serviço dentro das grandes áreas da medicina.





últimas