PREVENÇÃO DE
Universidade Brasil promove treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar
Universidade Brasil promove treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar
A ação reuniu dezenas de colaboradores do Campus Fernandópolis e teve, como foco, a prevenção das doenças cardiovasculares
A ação reuniu dezenas de colaboradores do Campus Fernandópolis e teve, como foco, a prevenção das doenças cardiovasculares
Assessoria de Imprensa - Universidade Brasil

A Universidade Brasil realizou um treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com colaboradores do Campus Fernandópolis. Essa foi a segunda edição do evento e foi contou com a supervisão do professor do curso de Medicina Dr. Luiz Flávio Franqueiro, em conjunto com os alunos da Liga Acadêmica do Coração (Lacor).
Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é o conjunto de procedimentos realizados após uma parada cardiorrespiratória, destinados a manter a circulação de sangue oxigenado para o cérebro e outros órgãos vitais. Segundo Franqueiro, esse treinamento é muito importante, pois tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção das doenças cardiovasculares que são, atualmente, a principal causa de mortes no Brasil. "São cerca de 400 mil por ano, e metade das vítimas falecem em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo estima que ocorram 720 paradas cardíacas no Brasil todos os dias. Em média, há uma morte a cada minuto e meio", alerta o médico e docente.

O treinamento foi realizado no Laboratório de Habilidades Médicas da Universidade e contou com grande participação dos colaboradores, que puderam interagir com todos os recursos oferecidos pelo laboratório.
Para o diretor do Campus Fernandópolis, Prof. Amauri Piratininga Silva, além de preparar a equipe para situações de emergência que possam acontecer, alertar para os riscos dos problemas cardiovasculares é uma forma de promover saúde e qualidade de vida a todos os colaboradores da instituição. "Diante de um quadro tão grave quanto o apresentado, a prevenção é a melhor forma de garantirmos uma vida mais saudável", concluiu Piratininga.

